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Projeto no interior do Paraná recupera antigas brincadeiras infantis
Ciranda, queimada, boneca de pano, carrinhos de madeira e outras antigas brincadeiras infantis são a fórmula para educar 25 crianças entre quatro e cinco anos da Escola Municipal de Educação Infantil em Guarapuava (PR). Com o projeto Resgate de Brinquedos e Brincadeiras de Nossos Pais, a professora Leliane Cachuba ganhou o primeiro lugar no Prêmio Qualidade de Educação Infantil, oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundação Orsa.
Para a professora Leliane, o objetivo principal do projeto é resgatar as brincadeiras da época dos pais das crianças para trabalhar a criatividade e desenvolver a aprendizagem delas. “Nós trabalhamos gráficos, entrevistas, pinturas, desenhos, tarefas com os pais. Isso tudo estimula a crianças”.
A motivação para criar o projeto surgiu depois da constatação da professora de que os alunos só tinham brinquedos prontos. “A gente fez um levantamento dos brinquedos das crianças. Era videogame, bonecas prontas, skates, tudo pronto. Na época dos pais era diferente, eles faziam os brinquedos. Quis resgatar isso”. Segundo ela, a construção dos brinquedos tirou das crianças o espírito consumista e lhes “apresentou a inocência vivida antigamente”.
A professora diz que a atividade animou os alunos, que contavam orgulhosos o que haviam aprendido com os pais. “Isso os aproximou, já que os pais tinham que mostrar aos filhos como funcionavam suas brincadeiras. Eles fizeram carrinhos de madeira, bonecas de pano, pernas de pau, pé de lata”, conta.
Leliane explica que as crianças nessa idade aprendem por associação. “Quando a gente envolve a família e brinca, as crianças lembram com muito mais facilidade, porque tem um significado. Elas realmente estão aprendendo”.
Para a professora Leliane, o objetivo principal do projeto é resgatar as brincadeiras da época dos pais das crianças para trabalhar a criatividade e desenvolver a aprendizagem delas. “Nós trabalhamos gráficos, entrevistas, pinturas, desenhos, tarefas com os pais. Isso tudo estimula a crianças”.
A motivação para criar o projeto surgiu depois da constatação da professora de que os alunos só tinham brinquedos prontos. “A gente fez um levantamento dos brinquedos das crianças. Era videogame, bonecas prontas, skates, tudo pronto. Na época dos pais era diferente, eles faziam os brinquedos. Quis resgatar isso”. Segundo ela, a construção dos brinquedos tirou das crianças o espírito consumista e lhes “apresentou a inocência vivida antigamente”.
A professora diz que a atividade animou os alunos, que contavam orgulhosos o que haviam aprendido com os pais. “Isso os aproximou, já que os pais tinham que mostrar aos filhos como funcionavam suas brincadeiras. Eles fizeram carrinhos de madeira, bonecas de pano, pernas de pau, pé de lata”, conta.
Leliane explica que as crianças nessa idade aprendem por associação. “Quando a gente envolve a família e brinca, as crianças lembram com muito mais facilidade, porque tem um significado. Elas realmente estão aprendendo”.
Fonte:
Agência Brasil
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370822/visualizar/
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