Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 15:32

    Imprimir


Os 535 membros do Congresso dos Estados Unidos e seus empregados têm a sua disposição, de graça e sem restrições, a vacina contra a gripe que é cara e está em falta no resto do país, informou hoje, quarta-feira, o jornal "The Washington Post". Devido a problemas com um dos dois fornecedores, os EUA não possui doses suficientes da vacina contra gripe este ano e por isso o governo pediu que só idosos, crianças e doentes crônicos sejam vacinados.

O assunto se transformou em um tema da campanha eleitoral, com acusações dos democratas ao governo pela falha na prevenção da doença, o que, segundo eles, mostraria sua falta de preparo contra atentados bioterroristas.

A escassez de vacinas em um país no qual a inoculação contra doenças contagiosas é uma questão privada e não uma responsabilidade estatal, causou alta de preços. As dez doses da vacina contra a gripe que normalmente custam 80 dólares estão sendo vendidas a 800 e 900 dólares, devido à elevada demanda.

O "Post" afirmou hoje que o Escritório Médico do Congresso aplicou quase 2.000 vacinas contra gripe e até ontem, terça-feira, seguia com doses disponíveis.

"Um porta-voz do escritório disse que, de toda forma, esse número é muito inferior às 9.000 vacinas administradas no ano passado, porque muitos empregados do Congresso atenderam ao pedido do governo" para que os adultos sãos não se vacinem, acrescentou o jornal.

Mas as pessoas de todas as idades que têm credencial para trabalhar no Capitólio "podem conseguir a vacina se disserem que cumprem as normas", disse o porta-voz, quem pediu que não se lhe identificasse", segundo o "Post".

A escassez de vacinas se deve ao fato de que os Estados Unidos dependem da empresa americana Chiron, cuja sede no Reino Unido foi fechada pelas autoridades do país devido a problemas de contaminação.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370907/visualizar/