Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 14:03

    Imprimir


O ministro da Defesa, José Viegas, reforçou hoje a necessidade de ajuda internacional ao Haiti. “O esforço que o Brasil fez em prol da preservação da paz e da segurança internacionais e em prol da estabilidade do Haiti requer necessariamente um esforço conjugado das outras vertentes da Organização das Nações Unidas (ONU), dos doadores e do governo haitiano”, destacou.

Segundo ele, o Brasil - que mantém forças de paz no país - está pedindo urgência à ONU e ao governo haitiano para que estas medidas sejam tomadas. “O Brasil mostra o seu empenho e o seu desejo de contribuir para a paz e segurança. O Brasil não se sente isolado, mas tem consciência de que o êxito da operação requer o esforço conjugado da parte militar, que deve ser complementada, como também da parte policial e do financiamento e desenvolvimento social do Haiti”, observou.

Viegas explicou que precisam ser iniciadas obras urgentes no país como a recuperação da rede de energia elétrica, a construção de estradas e remoção de entulhos na capital Porto Príncipe.

José Viegas declarou ainda que a crise vivida pelo Haiti é uma questão complexa que não se resume ao aspecto militar. Acrescentou que o Brasil enviou 1.200 homens e tem o comando militar da operação. “É preciso que se acelere a formação da polícia haitiana, cuja previsão era de 1.622 integrantes, mas que nesse momento, só tem pouco mais de 600. É preciso mais policiais de diversos países, não só do Brasil para ajudar na formação da polícia haitiana”, disse.

O ministro participou esta manhã do Seminário sobre Ciência e Tecnologia no Palácio do Planalto.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370939/visualizar/