­
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 13:41

    Imprimir


O ministro da Defesa, José Viegas, declarou hoje que o governo brasileiro oferece à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) todas as garantias de que “não há desvio de material nuclear” no país. Segundo Viegas, “o Brasil não tem nada a esconder em termos da utilização de material nuclear e nunca se negou a abrir as instalações de Rezende e qualquer outra à inspeção”.

Técnicos da AIEA fizeram ontem a inspeção na fábrica de combustível nuclear em Rezende, interior do estado do Rio de Janeiro. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), os técnicos só tiveram acesso visual aos pontos de amostragem, às conexões e às tubulações. O Brasil restringiu o acesso à centrífugas por querer proteger segredos comerciais da tecnologia brasileira de enriquecimento de urânio.

“O país não tem nenhuma instalação clandestina e abre as suas instalações nucleares à Agência”, enfatizou Viegas, após participar de Seminário de Ciência e Tecnologia no Palácio do Planalto.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, que também participou do seminário, afirmou que o governo espera agora uma definição oficial da Agência sobre o trabalho dos técnicos. ‘Nós agora silenciamos e esperamos que a Agência no prazo que ela tem utilizado normalmente possa oficialmente anunciar sua opinião”, observou.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370942/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp