Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 19:43

    Imprimir


A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados poderá pedir investigação sobre a autenticidade das fotografias que mostram, possivelmente, o jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975 nas dependências do Destacamento de Operações de Informações/Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), durante a ditadura militar. As fotos foram encontradas nos arquivos da comissão e publicadas no jornal Correio Braziliense no último domingo.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Mário Heringer (PDT-MG), a Comissão reúne-se amanhã às 14h para discutir as medidas que serão tomadas em relação às fotos. Entre as sugestões, está a de verificar a origem dos documentos.

Logo após a divulgação da reportagem do jornal, a viúva de Herzog, Clarice, reconheceu que as imagens são do jornalista.

Heringer explicou que as fotos foram entregues à Comissão em 1997 pelo cabo José Alves Firmino, ex-agente informante do Exército. "Quando vi as fotos tive um sentimento de indignação, constrangimento, não pelas fotos, mas pelo ato de tortura e pelo constrangimento da foto do prisioneiro nu".

O caso Herzog

Na noite do dia 24 de outubro de 1975, o jornalista Vladimir Herzog, filiado ao Partido Comunista Brasileiro, foi à sede do DOI-Codi em São Paulo para prestar esclarecimentos sobre sua atividade política. Lá, foi morto.

No dia seguinte ao assassinato, seu corpo foi apresentado à Imprensa pendurado a uma grade pelo pescoço, atado a um cinto. A grade à qual o cinto estava preso era mais baixa que a altura do jornalista. Apesar disso, a informação oficial era a de que ele havia se suicidado.

Porém, além da incongruência de um enforcamento de uma altura mais baixa que a do próprio jornalista, quando o comitê funerário judaico preparou o corpo para o enterro o rabino notou sinais de tortura, o que reforçou a tese de assassinato.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371120/visualizar/