Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 18:04

    Imprimir


Obras de reforma, ampliação e construção de prédios escolares potencializa aprendizado e resgata auto-estima de docentes.

O Governo do Estado está investindo na construção, reforma e ampliação de mais de 36 prédios de escolas estaduais espalhadas por Mato Grosso. Destas, existem cerca de 19 escolas em fase de construção, as quais atenderão a uma média de 4,5 mil alunos, entre ensino fundamental e médio.

Apenas em 2003, foram construídos 32 novos prédios suprindo a carência de aproximadamente 7,6 mil estudantes, que antes estudavam em situações precárias, convivendo em ambientes de pouca ou nenhuma segurança. Velhos galpões de madeira, cobertos de palha, ou antigos barracões armados de pau a pique eram o cenário dos pequenos que buscavam por educação.

A situação foi revertida, e hoje esses alunos além de estudarem em novos prédios, confortáveis e adequados para o aprendizado, as escolas agora integram o Programa Escola Atrativa. Idealizado no sentido de resgatar a credibilidade do ensino público, transformando a escola em um espaço de aprendizado atrativo, e valorizando os profissionais da educação, o programa irá reger as novas diretrizes adotadas para a educação mato-grossense na atual gestão.

Entre os vários municípios beneficiados com a construção de novas unidades escolares, encontram-se as cidades de Alta Floresta, Cuiabá, Aripuanã, Castanheira, Colniza, Conquista D´Oeste, Cotriguaçu, Juara, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nova Olímpia, Paranatinga, Tangará da Serra, São José do Xingu, Querência, Tapurah, Juína, Matupá, entre outras.

A adequação dos prédios escolares somados ao aprimoramento dos métodos de ensino, refletem direta e sensivelmente na qualidade do aprendizado, otimizando o aproveitamento por parte dos alunos, resgatando a credibilidade dos pais no sistema de ensino público e na auto-estima dos professores, que diante dos resultados no aprendizado se vêem instigados a potencializar o progresso do aluno.

Além das construções, a Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), está trabalhando na reforma de mais de 17 prédios da educação, que serão somados a cerca de 60 unidades reformadas e ampliadas em 2003.

EDUCAÇÃO ATRATIVA - A Escola Estadual de Educação Básica Diva Hugueney de Siqueira Bastos, localizada no bairro Aroeira, é apenas mais um dos vários prédios escolares erguidos sob o novo conceito de educação no estado, o modelo Escola Atrativa. O prédio é formado por uma piscina semi-olímpica, quatro laboratórios, 12 salas de aula, salas de educação física, sala dos professores, espaço para recursos didáticos, biblioteca. A obra custou R$ 1,051 milhão.

Com um corpo docente formado por 33 professores, a escola atende hoje a mais de 1.050 alunos matriculados em três turnos. A meta do Governo do Estado para este ano, é para que sejam recuperadas cerca de 90 unidades escolares, localizadas nas mais diversas regiões do estado.

Mato Grosso possui 630 escolas estaduais, entre prédios urbanos e rurais, atendendo de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, mais de 840.940 mil alunos matriculados. Destes estudantes, cerca de 105,8 mil encontram-se nos bancos rurais.




Fonte: Sinfra-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371151/visualizar/