Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 17:16

    Imprimir


O presidente do Uruguai, Jorge Batlle, inaugurou hoje, terça-feira, uma feira industrial do Brasil e de seu país em Porto Alegre e se emocionou ao receber uma homenagem das autoridades do Rio Grande do Sul.

Na feira participam cerca de 130 empresas uruguaias de serviços e produtos, especializadas principalmente nas áreas de alimentos, turismo, têxteis, químicos e metal-mecânica.

O objetivo da exposição é reforçar as relações entre os empresários do Uruguai e do Brasil, estimular as exportações de ambos e traçar estratégias conjuntas para estender seus negócios a terceiros mercados.

Batlle, que disse ter uma relação de "entranhável amizade" com Porto Alegre, assinalou que a capital do estado de Rio Grande do Sul abre caminho para a distribuição dos produtos uruguaios em todo o território brasileiro.

O Rio Grande do Sul é o quarto estado em importância no país, responde por 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e é também um importante exportador para o Uruguai, país com o qual tem um intercâmbio anual de aproximadamente 250 milhões de dólares.

No que vai deste ano, as exportações de Rio Grande do Sul para o mercado uruguaio foram quase de 90 milhões de dólares e estiveram constituídas fundamentalmente por erva-mate, peças para tratores e automóveis e polietileno.

Antes de assistir à inauguração da feira, Batlle se reuniu com o governador de Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que lhe concedeu a Ordem do Poncho Verde no grau de Grande Cruz, o máximo reconhecimento do governo regional.

O presidente uruguaio surpreendeu até o próprio Rigotto ao chorar, emocionado por uma homenagem que agradeceu com um breve discurso em que lembrou seus estreitos vínculos pessoais com o sul do Brasil.

Em Porto Alegre, Batlle declarou sua satisfação pela forma em que se desenvolve a campanha para as eleições presidenciais que se celebrarão em seu país no próximo domingo.

"É uma campanha light", disse o chefe de Estado, que ressaltou que a campanha que lhe levou ao poder "foi muito mais intensa, muito mais agitada".

A visita de Batlle a Porto Alegre coincidiu com um protesto de produtores de arroz, que hoje bloquearam quatro passagens fronteiriças nos limites com Uruguai e Argentina para impedir a passagem de caminhões carregados com arroz que chegavam desses países.

Com o protesto, os produtores de arroz pretendem pressionar o governo brasileiro para que restrinja as importações de arroz dos países vizinhos, que, segundo dizem, estão levando os preços próximoas ao dos custos de produção.

Batlle considerou que tanto esse protesto como seus objetivos ferem o espírito do Mercosul, o bloco que integram Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

"É como se amanhã proibimos a entrada de produtos brasileiros ao Uruguai. Isso não é próprio do Mercosul", disse o governante.

Ao aludir problemas comerciais entre os sócios do bloco, o chefe de Estado uruguaio acrescentou que "um Mercosul que pede aos sócios que não enviem produtos como geladeiras, bicicletas ou arroz não é um mercado comum".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371163/visualizar/