Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 15:48

    Imprimir


Os três técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) permanecem na fábrica de combustível nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Rezende, interior do Estado do Rio. O grupo, formado por um americano, um francês e uma sul-africana, chegou à fábrica de combustível nuclear às 11 horas e foi direto para a Unidade II, onde ficam as centrífugas de enriquecimento de urânio.

Com base na proposta técnica apresentada pelo governo brasileiro, em setembro passado, os técnicos viram apenas os pontos de amostragem, as conexões e as tubulações, não tendo acesso às centrífugas. Depois de duas horas e meia de verificação na Unidade II, o grupo parou para almoçar. Neste momento, os técnicos da AIEA estão verificando outros módulos da fábrica de combustível nuclear.

A Assessoria de Imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia informou que os representantes da AIEA não deverão fazer hoje qualquer pronunciamento à imprensa. Terminada a verificação técnica, o grupo retorna ao Rio, onde amanhã (20) terá uma reunião na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Acompanham os representantes da AIEA três técnicos da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares e três técnicos da CNEN.

A verificação técnica foi acertada no dia 23 de setembro deste ano, durante encontro do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, com o diretor-geral da AIEA, Mohammed El-Baradei.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371186/visualizar/