Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 15:26

    Imprimir


Além de atrair investimentos portugueses para o Brasil, o governo quer ainda estimular os brasileiros a aplicar fora do país, informou o vice-presidente da República, José Alencar, na abertura do seminário “Portugal uma plataforma para negócios brasileiros na União Europeía”.

De acordo com Alencar, há interesse em equilibrar a balança comercial com Portugal. Atualmente, os portugueses investem mais no Brasil que os brasileiros no país europeu. Em 2003, 55% dos investimentos portugueses no exterior tiveram como destino o Brasil.

Em 1991, o Brasil conseguiu uma marca histórica: foi o maior investidor (excluindo a União Européia) em Portugal. Há dois meses, a empresa brasileira Cobra Tecnologia anunciou investimento de US$ 160 milhões, mas ainda são poucos os empresários que se aventuram no mercado português. O fato de o Brasil possuir um amplo mercado interno e as linhas de financiamento disponiveís oferecerem alto risco acabam por inibir os brasileiros a romper fronteiras, segundo informou o diretor de promoção comercial do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Mário Vilalva.

“Nós não queremos que os negócios cresçam apenas favoráveis ao Brasil”, ressaltou Alencar. O presidente de Portugal, Jorge Sampaio, revelou que também seu país está interessado em corrigir as assimetrias nas relações comerciais. E demonstrou boa aceitação à idéia de Portugal ser uma ponte para os produtos brasileiros na União Européia.

“Portugal deve ser encarado pelo investidor brasileiro não apenas como um pequeno mercado local de 10 milhões de pessoas, mas sim como uma plataforma de acesso ao grande mercado europeu, de cerca de 500 milhões de consumidores”, afirmou Sampaio. O presidente informou que 600 empresas portuguesas atuam no Brasil e que nos últimos oito anos, o país aplicou mais de US$ 13 bilhões na economia brasileira.

Para o presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), comendador Jorge Rocha de Matos, o estreitamento das relações entre as duas nações vai permitir negócios também nos países africanos de língua portuguesa.

José Alencar compareceu ainda à inauguração da agência do Banco do Brasil na cidade de Cascais, a 30 quilômetros de Lisboa. É a segunda unidade do banco no país – a filial já tem 4 mil correntistas. Durante a solenidade, voltou a se referir aos juros, que considera altos no Brasil, e sugeriu que o banco deveria trabalhar no país com as taxas adotadas em Portugal.

O vice-presidente participa de um jantar oferecido pelo presidente Jorge Sampaio e retornará amanhã a Brasília.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371191/visualizar/