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Vendas de computadores crescem 12% no mundo
As vendas de computadores pessoais cresceram 12% no terceiro trimestre. O aumento foi impulsionado por uma forte demanda corporativa e pela força do mercado na Europa, Oriente Médio e África.
As vendas totais de computadores pessoais chegaram a 44,2 milhões de unidades no terceiro trimestre, cerca de 0,5% acima do previsto, de acordo com o relatório Worldwide Quarterly PC Tracker, da IDC. "Nós na verdade elevamos nossas projeções depois do último trimestre, de modo que estar um pouco acima delas é uma nota positiva para o mercado", disse Loren Loverde, analista da IDC.
A IDC informou que embora o crescimento forte no terceiro trimestre de 2003 representasse base forte de comparação para o crescimento do terceiro trimestre deste ano, a expansão ante o ano passado também estava ligeiramente acima das expectativas, acrescentando que isso demonstrava a força atual das vendas para empresas, que deve se manter no quarto trimestre.
O bom crescimento nas vendas de notebooks na temporada de volta às aulas aliado à substituição de computadores nas empresas e pelos consumidores sustentou outro trimestre forte na Europa, Oriente Médio e África, segundo a IDC. Os números razoavelmente otimistas sobre o mercado no terceiro trimestre surgem em um momento em que fabricantes de chips como a Intel e outros sinalizam crescimento inferior ao esperado e alta em seus estoques.
"A despeito dos rumores e queixas na cadeia de suprimentos, do problema de estoque excessivo na Intel e dos alertas de diversas empresas, o mercado parece ter sido ajudado por fatores maiores", disse Roger Kay, analista da IDC.
No Japão, a demanda empresarial ajudou as vendas, já que o comércio de computadores para pessoas físicas continua fraco, o que limita o crescimento geral. Na região Ásia Pacífico, a maioria dos países exibiu crescimento, excetuada a Coréia do Sul.
Quanto aos fabricantes de computadores, a Dell manteve a primeira posição, ampliando sua fatia do mercado mundial de computadores pessoais a 18,2%, ante 16,9% no período em 2003. Enquanto isso, a rival Hewlett-Packard manteve a segunda posição, mas perdendo mercado, caindo de 16,6% no ano passado para 16,2% este ano. A IBM, com 6% ocupava a terceira posição.
As vendas totais de computadores pessoais chegaram a 44,2 milhões de unidades no terceiro trimestre, cerca de 0,5% acima do previsto, de acordo com o relatório Worldwide Quarterly PC Tracker, da IDC. "Nós na verdade elevamos nossas projeções depois do último trimestre, de modo que estar um pouco acima delas é uma nota positiva para o mercado", disse Loren Loverde, analista da IDC.
A IDC informou que embora o crescimento forte no terceiro trimestre de 2003 representasse base forte de comparação para o crescimento do terceiro trimestre deste ano, a expansão ante o ano passado também estava ligeiramente acima das expectativas, acrescentando que isso demonstrava a força atual das vendas para empresas, que deve se manter no quarto trimestre.
O bom crescimento nas vendas de notebooks na temporada de volta às aulas aliado à substituição de computadores nas empresas e pelos consumidores sustentou outro trimestre forte na Europa, Oriente Médio e África, segundo a IDC. Os números razoavelmente otimistas sobre o mercado no terceiro trimestre surgem em um momento em que fabricantes de chips como a Intel e outros sinalizam crescimento inferior ao esperado e alta em seus estoques.
"A despeito dos rumores e queixas na cadeia de suprimentos, do problema de estoque excessivo na Intel e dos alertas de diversas empresas, o mercado parece ter sido ajudado por fatores maiores", disse Roger Kay, analista da IDC.
No Japão, a demanda empresarial ajudou as vendas, já que o comércio de computadores para pessoas físicas continua fraco, o que limita o crescimento geral. Na região Ásia Pacífico, a maioria dos países exibiu crescimento, excetuada a Coréia do Sul.
Quanto aos fabricantes de computadores, a Dell manteve a primeira posição, ampliando sua fatia do mercado mundial de computadores pessoais a 18,2%, ante 16,9% no período em 2003. Enquanto isso, a rival Hewlett-Packard manteve a segunda posição, mas perdendo mercado, caindo de 16,6% no ano passado para 16,2% este ano. A IBM, com 6% ocupava a terceira posição.
Fonte:
Reuters
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371202/visualizar/
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