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História e Cultura Afro brasileira passa a ser obrigátorias no ensino fundamental
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realiza o Projeto Relações Raciais: Rompendo com Silêncio do Ensino Fundamental.Com o objetivo de oferecer aos professores das redes públicas municipal e estadual informações complementares para o ensino da História e Cultura Afro brasileira, matéria que, a partir da Lei nº 10 639 de autoria da Presidência da República, passou a ser obrigatória no currículo das séries da Educação Fundamental.
O projeto que começou a ser mostado no último dia 15, tem como metodologia ministrar palestras que serão proferidas por estudiosos vinculados às universidades públicas de Mato Grosso, Rio Janeiro e organizações pertencentes aos movimentos sociais. O projeto tem apoio da Coordenação do Campus Jane Vanini de Cáceres em parceria com a Pró- reitoria de Extensão e Cultura
Garantindo um espaço de discussões sobre temas que refletem as problemáticas enfrentadas pela população negra no Brasil como o acesso ao ensino, direito à infância, inserção no mercado de trabalho e ações afirmativas, o projeto objetiva ainda proporcionar elementos teóricos que propiciem o conhecimento dos processos históricos que colaboraram para a construção das desigualdades no País.
Na aula inaugural realizada na noite da última sexta-feira, no auditório do Centro Cultural de Cáceres, professores, acadêmicos e membros da comunidade local prestigiaram a palestra A construção histórica do racismo no Brasil, versada por Maria Lúcia Muller, doutora vinculada ao Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O projeto que começou a ser mostado no último dia 15, tem como metodologia ministrar palestras que serão proferidas por estudiosos vinculados às universidades públicas de Mato Grosso, Rio Janeiro e organizações pertencentes aos movimentos sociais. O projeto tem apoio da Coordenação do Campus Jane Vanini de Cáceres em parceria com a Pró- reitoria de Extensão e Cultura
Garantindo um espaço de discussões sobre temas que refletem as problemáticas enfrentadas pela população negra no Brasil como o acesso ao ensino, direito à infância, inserção no mercado de trabalho e ações afirmativas, o projeto objetiva ainda proporcionar elementos teóricos que propiciem o conhecimento dos processos históricos que colaboraram para a construção das desigualdades no País.
Na aula inaugural realizada na noite da última sexta-feira, no auditório do Centro Cultural de Cáceres, professores, acadêmicos e membros da comunidade local prestigiaram a palestra A construção histórica do racismo no Brasil, versada por Maria Lúcia Muller, doutora vinculada ao Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Fonte:
RMT online
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371209/visualizar/
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