Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 18 de Outubro de 2004 às 12:04

    Imprimir


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ter a expectativa de firmar ainda hoje um acordo entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade Andina de Nações (CAN). Amorim fez a declaração durante seu discurso na XIII Reunião do Conselho de Ministros de Relações Exteriores da Associação Latinoamericana de Integração (Aladi), em Montevidéu, no Uruguai. O acordo pretende criar um espaço de livre comércio entre os dois blocos, à semelhança do que o Mercosul já estabeleceu com o Chile e a Bolívia.

Com a integração comercial entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai (Mercosul) e Colômbia, Equador e Venezuela (CAN), haverá, por exemplo, um processo de redução de tarifas entre os países.

A reunião busca ainda traçar uma agenda comum para consolidar a integração regional entre os doze países membros da Aladi, cuja economia representa cerca de 90% do produto Interno Bruto (PIB) da América Latina e do Caribe. Além disso, o conselho de ministros - órgão máximo da associação - elegerá o secretário-geral para o período de 2005 a 2007. Segundo a assessoria do ministro, o chanceler Uruguaio Didier Opertti é o mais cotado para o cargo.

Participam do encontro chanceleres da Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, Chile, Equador, Peru, Paraguai, México, Venezuela, Uruguai, além do Brasil.

Às 14h, os ministros encerram o encontro com uma coletiva de imprensa.

Com informações do Ministério das Relações Exteriores e da Associação Latinoamericana de Integração




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371428/visualizar/