Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 18 de Outubro de 2004 às 11:13
Por: CIDA CAPELASSI

    Imprimir


Estado se organiza para passar a ser referência no tratamento da doença.

A população de Cuiabá passará a contar na rede pública, a partir do dia 25 de outubro, com um ambulatório de tratamento odontológico especializado aos portadores de doença da boca (câncer, tumores benignos, doenças infecciosas e outras lesões). O ambulatório de Estomatologia será inaugurado na data em que se comemora o Dia do Dentista e passará a funcionar no Centro Estadual de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), situado na rua Thogo Pereira nº 63, em Cuiabá.

No Centro de Referência, uma sala foi adaptada e devidamente adequada para o funcionamento do serviço. "O funcionamento do ambulatório faz parte da implementação da política estadual de prevenção e tratamento do Câncer Bucal. Esta ação passa a integrar a política nacional de saúde bucal", disse o odontólogo da Secretaria de Saúde, Fabiano Tonaco Borges.

O objetivo desta ação é tornar Mato Grosso um centro de referência no tratamento do câncer bucal. Várias ações estão sendo desencadeadas para isso. No dia 22 de setembro o secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, editou a portaria de nº174 de 2004, que criou um grupo de trabalho responsável pela elaboração da política estadual de ações relacionadas ao câncer bucal.

Outra ação foi o curso de capacitação oferecido pelo Estado a 40 profissionais da rede SUS (cirurgiões dentistas) residentes na Baixada Cuiabana, sobre diagnóstico da doença. O funcionamento do ambulatório no Cermac e, a mais importante ação será a edição de uma portaria que regulamenta o atendimento no ambulatório, determinando o fluxo. "Essa portaria será o marco para Mato Grosso. Regulamentar o atendimento, significa que a pessoa ao ser atendida no Ambulatório de Estomatologia, estará fazendo seu primeiro diagnóstico. Se constatada a doença, este paciente será assistido pela rede SUS, para tratamento da doença e será submetido aos procedimentos médicos necessários.Esse é o elo", afirmou Fabiano.

Outro passo já está sendo dado, que é o funcionamento da Coordenadoria de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), que passará a atender além dos portadores do câncer, também os portadores de HIV, necessidades especiais e doentes mentais. "Dentro da estrutura organizacional da Ceope, haverá o Núcleo Estadual de Atenção ao Câncer Bucal. O que qualificará o Estado em Referência no Atendimento ao Câncer Bucal", disse Fabiano. Ele lembrou que a Coordenadoria de Odontologia entrará em funcionamento na segunda quinzena do mês de dezembro.

O câncer Bucal ocupa a quinta posição nas estatísticas entre os tumores malignos, a taxa de mortalidade está em torno de 50% dos casos diagnosticados, no país. "O Estado implantando estes serviços cumpre sua finalidade, a de diagnosticar a doença, a de prevenir e a de ajudar na redução de óbitos e a de dar tranqüilidade e dignidade ao paciente", disse Fabiano Borges.




Fonte: Secom-MT/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371439/visualizar/