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Recuperação da BR-163 no Nortão deve demorar
O início das obras de recuperação da BR-163 pelo jeito vai demorar mais tempo do que se esperava. É que das 13 empresas que estavam concorrendo a licitação para a execução dos trabalhos, 2 entraram com recursos contra a decisão do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito) quanto as documentações apresentadas por elas. A confirmação foi feita ao Só Notícias pelo o supervisor de projetos, Orlando Machado.
Segundo ele, o DNIT irá avaliar os questionamentos feitos pelas empresas o que pode levar algum tempo. “Vai depender de cada situação. Pode levar uma semana quanto um mês ou mais”, prevê. “Iremos avaliar cada caso e se as outras empresas não concordarem com o que o órgão decidir podem entrar com recurso. Então não temos uma previsão certa de quanto tempo essa situação será definida para daí começarmos a abertura dos envelopes com os preços e dar continuidade ao processo”, explicou ele, ao Só Notícias. Orlando disse também que o caso pode demorar muito mais do que se imagina, pois depois da decisão do órgão em Cuiabá o caso pode ir parar na Justiça. “As empresas podem entrar com recurso junto ao órgão em Brasília e se não concordarem podem ir parar na Justiça. Mas acredito que isso não irá acontecer só em caso extremo mesmo”, espera.
O processo de licitação para a recuperação de cerca de 600 km da rodovia que vai do trevo do Lagarto (Várzea Grande) até Santa Helena, começou no final do mês passado com a abertura dos envelopes com a documentação das empresas que estariam habilitadas a continuarem no processo. Cerca de R$ 29 milhões devem ser liberados e só para o trecho serão cerca de R$ 23,9 milhões. O dinheiro será destinado para as obras que o órgão chamam de creminhas, que é a recuperação dos piores trechos e operação tapa buraco. “A restauração da BR-163 é um processo muito mais amplo que inclui sinalização, alargamento de pontes, correção de algumas curvas, enfim, necessita de um projeto mais amplo e que atenda as necessidades por cerca de 10 anos”, explicou Orlando. “Desta vez será feita apenas a recuperação para que o tráfego seja garantido durante o período de chuvas”, completou.
O dinheiro liberado para o Nortão seria dividido para a realização das obras em três etapas: a primeira do trevo em Várzea Grande até o Posto Gil, R$ 9 milhões, do rio dos Patos, cerca de 14 km de Nova Mutum até Sinop, R$ 8 milhões, e por fim de Sinop a Santa Helena, mais R$ 6,9 milhões. Além da BR-163, o governo liberou também recursos para a reestruturação da BR-174 que liga Cuiabá a região de Cáceres.
Segundo ele, o DNIT irá avaliar os questionamentos feitos pelas empresas o que pode levar algum tempo. “Vai depender de cada situação. Pode levar uma semana quanto um mês ou mais”, prevê. “Iremos avaliar cada caso e se as outras empresas não concordarem com o que o órgão decidir podem entrar com recurso. Então não temos uma previsão certa de quanto tempo essa situação será definida para daí começarmos a abertura dos envelopes com os preços e dar continuidade ao processo”, explicou ele, ao Só Notícias. Orlando disse também que o caso pode demorar muito mais do que se imagina, pois depois da decisão do órgão em Cuiabá o caso pode ir parar na Justiça. “As empresas podem entrar com recurso junto ao órgão em Brasília e se não concordarem podem ir parar na Justiça. Mas acredito que isso não irá acontecer só em caso extremo mesmo”, espera.
O processo de licitação para a recuperação de cerca de 600 km da rodovia que vai do trevo do Lagarto (Várzea Grande) até Santa Helena, começou no final do mês passado com a abertura dos envelopes com a documentação das empresas que estariam habilitadas a continuarem no processo. Cerca de R$ 29 milhões devem ser liberados e só para o trecho serão cerca de R$ 23,9 milhões. O dinheiro será destinado para as obras que o órgão chamam de creminhas, que é a recuperação dos piores trechos e operação tapa buraco. “A restauração da BR-163 é um processo muito mais amplo que inclui sinalização, alargamento de pontes, correção de algumas curvas, enfim, necessita de um projeto mais amplo e que atenda as necessidades por cerca de 10 anos”, explicou Orlando. “Desta vez será feita apenas a recuperação para que o tráfego seja garantido durante o período de chuvas”, completou.
O dinheiro liberado para o Nortão seria dividido para a realização das obras em três etapas: a primeira do trevo em Várzea Grande até o Posto Gil, R$ 9 milhões, do rio dos Patos, cerca de 14 km de Nova Mutum até Sinop, R$ 8 milhões, e por fim de Sinop a Santa Helena, mais R$ 6,9 milhões. Além da BR-163, o governo liberou também recursos para a reestruturação da BR-174 que liga Cuiabá a região de Cáceres.
Fonte:
Só Notícias
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371454/visualizar/
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