Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 17 de Outubro de 2004 às 17:41
Por: Rose Domingues

    Imprimir


Estudantes da 4ª série têm baixo desempenho em leitura e interpretação de texto na Capital. Uma amostragem desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação da capital (SME), a pedido da equipe de reportagem, confirmou que existe diferença de desempenho entre estudantes do campo e da cidade, assim como evidenciou que a dificuldade em interpretação é quase a mesma entre alunos em geral.

Na Escola Municipal Rural de Ensino Básico Novo Renascer, que fica na região da Fazenda Velha (40 km de Cuiabá), dos 35 alunos, entre 10 e 14 anos, apenas 35% conseguiram ler e entender corretamente o texto apresentado pela equipe da SME. Cerca de 45% demostraram que sabem ler, mas não têm condições de interpretar. O mais preocupante é que 20% deles preferiram deixar em branco as questões que não sabiam ao invés de tentar um acerto. Já os 35 alunos da Escola Municipal Tereza Lobo, no bairro Dom Aquino, deixaram apenas 5% das respostas que não sabiam em branco. Mais comunicativos, eles não tiveram medo de tentar o acerto. Uma resposta para essa diferença comportamental pode estar na idade, que nos estudantes da 4ª série dessa escola varia apenas entre 10 e 12 anos. O resultado do teste mostrou que 40%, isto é, menos da metade deles conseguem ler e interpretar satisfatoriamente. Cerca de 55% sabem ler, mas têm dificuldade para entender o texto.

Dados recentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revelam exatamente isso: dificuldade das crianças brasileiras em interpretação de texto, base para qualquer aprendizado satisfatório. Pelos critérios adotados na avaliação, era fundamental os alunos atingirem 200 pontos em leitura, mas o melhor desempenho chegou a 182,5 pontos, no Sudeste. A pesquisa foi feita no ano passado e avaliou 300 mil estudantes, nos 27 Estados do país.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371514/visualizar/