Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Outubro de 2004 às 02:23

    Imprimir


O presidente George W. Bush tem uma pequena vantagem de dois pontos sobre seu adversário democrata John Kerry na corrida para a Casa Branca, segundo uma pesquisa publicada hoje na revista Time, a 17 dias das eleições de 2 de novembro nos Estados Unidos.

Bush tem 48% das intenções de voto dos "eleitores prováveis", contra 46% para Kerry, revela a pesquisa, cuja margem de erro é de 4%.

Segundo a mesma sondagem, Kerry ganhou os três debates na TV para 39% dos entrevistados, contra apenas 17% que atribuem a vitória a Bush.

A pesquisa foi realizada entre quinta e sexta-feira passadas, segundo a AFP.

Já em pesquisa da revista Newsweek, como divulga a EFE, Bush e Kerry estã praticamente empatados. A enquete, divulgada neste sábado, indica que, se levados em conta apenas os dois candidatos, o presidente tem 48% dos votos, contra 47% de Kerry. Essa diferença é muito inferior à margem de erro de quatro pontos e, portanto, é considerada empate técnico.

Com a introdução do candidato independente Ralph Nader na disputa, a diferença entre os dois principais aspirantes cresce ligeiramente: Bush mantém 48% dos votos, enquanto Kerry cai para 46%, com Nader recebendo 1%.

Entre os eleitores que provavelmente irão às urnas, 50% favorecem o presidente, enquanto Kerry recebe o apoio de 44% e Nader se mantém com 1%.

Estes resultados indicam que o resultado definitivo pode depender muito da participação eleitoral.

Entre aqueles que se definem como eleitores pela primeira vez, o candidato democrata é o favorito com 57%, contra 36% que preferem Bush.

Segundo esta pesquisa, o número de indecisos já é muito reduzido, mas ainda suficiente para inclinar a balança para um lado, e representa 11% do censo eleitoral.

Analisando os dados, Bush recebe o apoio do voto feminino: 49% se inclinam pelo presidente, e 43% preferem Kerry.

O candidato democrata, por outro lado, conta com a maioria do voto masculino, 50%, contra 46% a favor do presidente.

Kerry também recebe o apoio de 50% dos jovens, contra 41% que favorecem Bush, enquanto os idosos se inclinam em maioria pelo democrata, 54%, contra 39% que preferem o republicano.

Bush domina no segmento de população entre 30 e 49 anos, recebendo 56% dos votos contra 39% de Kerry. O resultado está mais equilibrado entre os eleitores de 50 a 64 anos: 46% apoiam o presidente e 48% o senador.

A pesquisa indica que o índice de aprovação do presidente - um dado considerado mais estável estatisticamente que o apoio a um ou outro candidato - é de 47%.

Quase a metade dos eleitores, 48%, declara que não quer ver Bush reeleito, e uma quantidade quase idêntica, 47%, quer tê-lo por mais quatro anos na Casa Branca.

Historicamente, um presidente que se apresenta à reeleição com uma popularidade inferior a 50% é derrotado nas eleições.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371566/visualizar/