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Alarme soa durante chegada da Soyuz à estação espacial
Korolyov, Rússia - A nave Soyuz que transportava dois cosmonautas russos e um astronauta americano chegou em segurança à Estação Espacial Internacional (ISS), depois de uma aproximação em excesso de velocidade que fez disparar um alarme de perigo, levando a tripulação a assumir o controle manual do veículo.
A cápsula Soyuz TMA-5, com os russos Salizhan Sharipov e Yuri Shargin e o americano Leroy Chiao a bordo ligou-se à ISS às 01h16, horário de Brasília, 49 horas após a decolagem de Baikonur, no Casaquistão. Esta foi a Quarta viagem em que uma Soyuz substitui o ônibus espacial americano, cujos vôos foram suspensos após a destruição da Columbia em 2003.
A equipe de controle de vôo em Korolyov, nos arredores de Moscou, irrompeu em aplausos quando a cápsula entrou em sua doca. Parentes dos astronautas expressaram alívio. Pouco antes da atracação, o controle de missão decidiu ativar o controle manual. As naves Soyuz normalmente são guiadas por piloto automático durante a aproximação e conexão à ISS, mas os astronautas são tereinados para assumir o comando se necessário.
"No estágio de aproximação, encontramos umas poucas divergências na velocidade. Precisamos descobrir os fatos e causas disso", afirmou Yuri Semyonov, chefe da Energiya, empresa que produz a Soyuz. "No momento da atracação automática, a máquina emitiu sinal de perigo e a tripulação teve de assumir comando manual".
A cápsula Soyuz TMA-5, com os russos Salizhan Sharipov e Yuri Shargin e o americano Leroy Chiao a bordo ligou-se à ISS às 01h16, horário de Brasília, 49 horas após a decolagem de Baikonur, no Casaquistão. Esta foi a Quarta viagem em que uma Soyuz substitui o ônibus espacial americano, cujos vôos foram suspensos após a destruição da Columbia em 2003.
A equipe de controle de vôo em Korolyov, nos arredores de Moscou, irrompeu em aplausos quando a cápsula entrou em sua doca. Parentes dos astronautas expressaram alívio. Pouco antes da atracação, o controle de missão decidiu ativar o controle manual. As naves Soyuz normalmente são guiadas por piloto automático durante a aproximação e conexão à ISS, mas os astronautas são tereinados para assumir o comando se necessário.
"No estágio de aproximação, encontramos umas poucas divergências na velocidade. Precisamos descobrir os fatos e causas disso", afirmou Yuri Semyonov, chefe da Energiya, empresa que produz a Soyuz. "No momento da atracação automática, a máquina emitiu sinal de perigo e a tripulação teve de assumir comando manual".
Fonte:
AP
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371589/visualizar/
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