Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 16 de Outubro de 2004 às 12:28

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PPS) foi recebido ontem no Palácio do Planalto pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na audiência, o presidente Lula assegurou ao chefe do Executivo do Estado que o governo Federal não estuda qualquer projeto de divisão de Mato Grosso ou de qualquer outra unidade federativa.

O governador questionou o presidente sobre uma possível existência de um estudo no âmbito federal para dividir novamente o Estado. O presidente foi enfático ao afirmar que não existe em nenhuma instância do governo Federal qualquer projeto, estudo ou mesmo intenção de realizar uma nova divisão territorial no país. O assunto se transformou em polêmica na campanha eleitoral em Cuiabá.

Na semana passada, foi veiculada na imprensa a informação de que O ministro da Comunicação de Governo e Gestão, Luiz Gushiken, havia admitido que existe um estudo neste sentido. A informação de um site local dizia ainda na agenda do ministro estava previsto ainda neste governo a divisão geográfica, criando mais estados a partir da divisão de fatias dos estados de Mato Grosso, Bahia (região Oeste), Amazonas e Pará, facilitando a ocupação populacional em regiões de baixa densidade de habitantes.

Conforme a assessoria de Maggi, Lula garantiu que nem ele, nem o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e nem o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, têm conhecimento de tal assunto.

"Qualquer notícia sobre isso é infundada. Temos coisas mais importantes para fazer do que pensar ou falar em divisão do Estado", disse Lula.

Blairo Maggi considerou muito importante a reunião, tendo em vista o posicionamento categórico do presidente Lula. "Tal questão preocupava o governo de Mato Grosso. Por isso, vamos ficar atentos e trabalhar com o governo Federal para que tais notícias cessem de uma vez", disse Maggi.

COMPROMISSOS - Durante a reunião em Brasília, Lula fez o compromisso de que, a partir do início do ano que vem, o Governo Federal vai fazer investimentos fortes na recuperação malha rodoviária federal de Mato Grosso.

Uma reunião de Maggi com o ministro dos Transportes, Alfredo do Nascimento, já ficou acertada para os próximos dias para avaliar a situação das estradas e tratar dos trechos de rodovias federais a serem pavimentados ou recuperados.

O Governo Lula se comprometeu ainda a repassar recursos para ampliar o programa estadual de habitação (Meu Lar), cuja meta atual do Meu Lar (apenas com recursos estaduais provindos do Fethab) é de construir mais de 20 mil casas até o final de 2006.

Lula assumiu ainda o compromisso redimensionar investimentos também para a infra-estrutura urbana de Cuiabá, principalmente nos setores em que a Capital é mais carente de obra, como os de saúde e saneamento.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371608/visualizar/