Repórter News - reporternews.com.br
Unemat discute pesquisa em educação no I Congresso das Parceladas
Professores da Unemat e do Estado reúnem-se no dia 14 de novembro, em Cáceres, no I Congresso de Formação de Professores do Projeto Parceladas, organizado pela Divisão de Licenciaturas Plenas Parceladas e com apoio da pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg). O evento irá promover quatro dias de debates em torno de temas ligados à formação de professores/pesquisadores e analisar as relações entre o professor da educação básica e a pesquisa, um dos principais aspectos no processo de ensino-aprendizagem dos cursos do projeto.
De acordo com Josimar Souza, coordenador administrativo das Parceladas, essa é uma das discussões mais atuais e que tem mobilizado a comunidade educacional. “Serão abordadas diversas temáticas, desde o pressuposto teórico no qual fundamenta-se o projeto Parceladas, seu histórico, metodologia e avaliação. O que é pensado, vivido e transformado pelo trabalho serão os momentos de um mesmo processo”, define.
A programação prevê conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho com pesquisadores das principais universidades do País. Na conferência de abertura do congresso, o professor da Unicamp, Angel Pino, discute o tema A Perspectiva sócio-histórica. As políticas públicas e a formação de professores serão debatidas na mesa-redonda de encerramento, que reúne os pesquisadores César Augusto Minto (USP) e Jorge Luis Barbosa (UFF), em seguida ocorre a socialização dos trabalhos, encerrando o ciclo de atividades.
Um dos objetivos é aproximar pesquisadores, professores, alunos dos cursos e tantos outros que se dedicam à educação e criar um espaço acadêmico destinado ao debate amplo. Para tanto, o congresso vai contar com um espaço de comunicação, onde o relato de experiências será compartilhado entre alunos egressos, acadêmicos, professores, participantes e colaboradores.
Um conhecimento que será utilizado na elaboração de um documento, síntese dos trabalhos apresentados e reflexão do que é feito no projeto pela formação de professores em MT.
O congresso conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e prefeituras conveniadas.
De acordo com Josimar Souza, coordenador administrativo das Parceladas, essa é uma das discussões mais atuais e que tem mobilizado a comunidade educacional. “Serão abordadas diversas temáticas, desde o pressuposto teórico no qual fundamenta-se o projeto Parceladas, seu histórico, metodologia e avaliação. O que é pensado, vivido e transformado pelo trabalho serão os momentos de um mesmo processo”, define.
A programação prevê conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho com pesquisadores das principais universidades do País. Na conferência de abertura do congresso, o professor da Unicamp, Angel Pino, discute o tema A Perspectiva sócio-histórica. As políticas públicas e a formação de professores serão debatidas na mesa-redonda de encerramento, que reúne os pesquisadores César Augusto Minto (USP) e Jorge Luis Barbosa (UFF), em seguida ocorre a socialização dos trabalhos, encerrando o ciclo de atividades.
Um dos objetivos é aproximar pesquisadores, professores, alunos dos cursos e tantos outros que se dedicam à educação e criar um espaço acadêmico destinado ao debate amplo. Para tanto, o congresso vai contar com um espaço de comunicação, onde o relato de experiências será compartilhado entre alunos egressos, acadêmicos, professores, participantes e colaboradores.
Um conhecimento que será utilizado na elaboração de um documento, síntese dos trabalhos apresentados e reflexão do que é feito no projeto pela formação de professores em MT.
O congresso conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e prefeituras conveniadas.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371640/visualizar/
Comentários