Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 15 de Outubro de 2004 às 15:35

    Imprimir


O chanceler alemão, Gerhard Schröder, elogiou hoje, sexta-feira, a "mudança política" da Líbia, por conta da decisão do país de suspender seu programa de armas de destruição em massa.

O governante afirmou ainda que as conversações que manteve com o coronel Muamar Gadafi lhe convenceram do bom senso deste em sua política de abertura.

Em um encontro com os jornalistas, Schröder disse que lhe pareceu que o novo rumo que a Líbia tomou é muito construtivo e contribuirá para um rápido restabelecimento da normalização de suas relações com o resto do mundo.

O governante alemão concluiu hoje uma viagem de dois dias à "república das massas", denominação oficial do regime líbio, durante a qual esteve acompanhado por uma delegação de empresários de seu país.

Nsta manhã, Schröder esteve presente na inauguração de uma instalação para a exploração de petróleo que a empresa alemã Wintershall contruiu perto de Jakhira.

Os representantes da companhia alemã anunciaram seu plano de investir cerca de 400 milhões de dólares na Líbia para dar continuidade aos trabalhos de prospecção no subsolo do deserto líbio, onde se estima que existam grandes reservas de petróleo.

Schröder também disse que coincidiu com Gadafi na análise do perigo internacional que o terrorismo representa e na necessidade de ser estabelecida uma maior cooperação contra esse problema.

O governante reconheceu ainda que divergiu de Gadafi quanto à situação no Iraque, onde o líder líbio defende uma saída imediata das tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Schröder disse que, na sua opinião, se as tropas americanas abandonassem o Iraque a situação poderia se tornar ainda mais caótica.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371700/visualizar/