Repórter News - reporternews.com.br
Estado e produtores rurais pavimentam a MT-170
Campo Novo dos Parecis, MT - O Governo do Estado, em parceria com a iniciativa privada concluirá até o final de 2006 as obras de pavimentação de 200 km na MT-170, no trecho entre as cidades de Campo Novo dos Parecis e Brasnorte. A rota fez parte nesta quarta-feira, 13.10, do primeiro dia de vistorias realizado pelo secretário de Estado de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, por diversas obras de pavimentação implementadas pela pasta em parceria com a iniciativa privada. O "Chapadão do Parecis", como é conhecida a região, apresenta a terceira maior produção de soja do estado e foi uma das áreas mais prejudicadas durante o período de chuvas em 2003, tendo o escoamento de sua produção comprometido, devido a intrafegabilidade da rodovia.
No sentido de solucionar o problema, o Governo do Estado e a Associação dos Beneficiários da MT-170/BR-364, firmaram um Consórcio Rodoviário responsável pela pavimentação de 113 km partindo da cidade de Campo Novo em direção a Brasnorte. Ainda na MT-170, agora em sentido contrário (Brasnorte - Campo Novo) estão sendo asfaltados outros 100 km, com 100% de recursos próprios. Apenas na execução deste trecho, a Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), por meio do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) está investindo recursos na ordem de R$ 30,8 milhões. No caso específico da segunda frente de pavimentação, já foram concluídos cerca de 60 km de asfalto.
Na área de consórcios rodoviários, a prefeitura de Campo Novo firmou um convênio para a pavimentação de outros 7 km também na MT-170. Já na rodovia MT-235, atendendo ainda a região do Parecis, o Governo do Estado e a classe de produtores estão trabalhando na pavimentação de 85 km entre o município e a cidade de São José do Rio Claro.
Além das obras de pavimentação em andamento, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 260 mil em obras de infra-estrutura e manutenção das rotas de escoamento da região. Ainda no ano passado, foram executados serviços de conservação na MT-235, no trecho localizado entre o entroncamento com a MT-170, na divisa entre Maringá e Campo Novo. Também foram concluídas a construção de uma ponte de madeira com 33 m de extensão, localizada sobre o rio do Sangue.
Em Tangará da Serra, município vizinho, um outro consórcio rodoviário esta trabalhando nas obras de pavimentação de 58 km da rodovia MT-480, entre a cidade e a localidade de Deciolândia.
INVESTIMENTOS - Desde o ano passado, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 194 milhões em obras de infra-estrutura rodoviária no estado. O recurso já viabilizou obras de recuperação, pavimentação e manutenção, em rodovias pavimentadas como também em não-pavimentadas.
Em 2003, foram construídas mais de 530 km de novos asfaltos, entre recursos próprios, financiamentos federais e parcerias com produtores rurais, sendo que com estes foram executados mais de 196 km de pavimentos em modulo de consorcio rodoviário.
Apenas entre os 47 consórcios firmados com a iniciativa privada, o Estado prevê para este ano a construção de outros 500 km de asfaltos, que deverão ser somados aos trechos pavimentados com recursos próprios, oriundos da arrecadação do Fethab.
Na área de rodovias não-pavimentadas, a Superintendência de Manutenção e Operação de Rodovias está trabalhando na conserva e restauração de mais de 4 mil / km de estradas para este ano. Até o momento já patroladas mais de 7,5 mil / km de rodovias e encascalhadas outros 1,3 mil / km de estradas. Em 2003, a Sinfra executou a restauração e conserva de mais de 19,8 mil / km entre patrolamento e encascalhamento, além da reforma de 3,9 mil metros de pontes de madeira e a construção de outros 4,5 mil metros.
Entre as rodovias não-pavimentadas mais prejudicadas pela época das águas, constam as MTs 170, na extensão localizada entre o município de Campo Novo do Parecis e Brasnorte, onde estão atuando duas frentes de pavimentação ao longo de 200 km; a MT-140, que liga as cidades de Sinop a Santa Helena, onde estão sendo pavimentados 73 km; a MT-220 no trecho entre Porto dos Gaúchos até o entroncamento com a BR-163, onde serão asfaltados 225 km até o final de 2006, entre outras, consideradas prioridade pelo Estado, e fundamentais para o escoamento da produção mato-grossense.
As vistorias prosseguem durante toda a quinta-feira, passando pelas rodovias MT-235 em Sapezal, e MT-010, entre os municípios de São José do Rio Claro e Diamantino.
No sentido de solucionar o problema, o Governo do Estado e a Associação dos Beneficiários da MT-170/BR-364, firmaram um Consórcio Rodoviário responsável pela pavimentação de 113 km partindo da cidade de Campo Novo em direção a Brasnorte. Ainda na MT-170, agora em sentido contrário (Brasnorte - Campo Novo) estão sendo asfaltados outros 100 km, com 100% de recursos próprios. Apenas na execução deste trecho, a Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), por meio do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) está investindo recursos na ordem de R$ 30,8 milhões. No caso específico da segunda frente de pavimentação, já foram concluídos cerca de 60 km de asfalto.
Na área de consórcios rodoviários, a prefeitura de Campo Novo firmou um convênio para a pavimentação de outros 7 km também na MT-170. Já na rodovia MT-235, atendendo ainda a região do Parecis, o Governo do Estado e a classe de produtores estão trabalhando na pavimentação de 85 km entre o município e a cidade de São José do Rio Claro.
Além das obras de pavimentação em andamento, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 260 mil em obras de infra-estrutura e manutenção das rotas de escoamento da região. Ainda no ano passado, foram executados serviços de conservação na MT-235, no trecho localizado entre o entroncamento com a MT-170, na divisa entre Maringá e Campo Novo. Também foram concluídas a construção de uma ponte de madeira com 33 m de extensão, localizada sobre o rio do Sangue.
Em Tangará da Serra, município vizinho, um outro consórcio rodoviário esta trabalhando nas obras de pavimentação de 58 km da rodovia MT-480, entre a cidade e a localidade de Deciolândia.
INVESTIMENTOS - Desde o ano passado, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 194 milhões em obras de infra-estrutura rodoviária no estado. O recurso já viabilizou obras de recuperação, pavimentação e manutenção, em rodovias pavimentadas como também em não-pavimentadas.
Em 2003, foram construídas mais de 530 km de novos asfaltos, entre recursos próprios, financiamentos federais e parcerias com produtores rurais, sendo que com estes foram executados mais de 196 km de pavimentos em modulo de consorcio rodoviário.
Apenas entre os 47 consórcios firmados com a iniciativa privada, o Estado prevê para este ano a construção de outros 500 km de asfaltos, que deverão ser somados aos trechos pavimentados com recursos próprios, oriundos da arrecadação do Fethab.
Na área de rodovias não-pavimentadas, a Superintendência de Manutenção e Operação de Rodovias está trabalhando na conserva e restauração de mais de 4 mil / km de estradas para este ano. Até o momento já patroladas mais de 7,5 mil / km de rodovias e encascalhadas outros 1,3 mil / km de estradas. Em 2003, a Sinfra executou a restauração e conserva de mais de 19,8 mil / km entre patrolamento e encascalhamento, além da reforma de 3,9 mil metros de pontes de madeira e a construção de outros 4,5 mil metros.
Entre as rodovias não-pavimentadas mais prejudicadas pela época das águas, constam as MTs 170, na extensão localizada entre o município de Campo Novo do Parecis e Brasnorte, onde estão atuando duas frentes de pavimentação ao longo de 200 km; a MT-140, que liga as cidades de Sinop a Santa Helena, onde estão sendo pavimentados 73 km; a MT-220 no trecho entre Porto dos Gaúchos até o entroncamento com a BR-163, onde serão asfaltados 225 km até o final de 2006, entre outras, consideradas prioridade pelo Estado, e fundamentais para o escoamento da produção mato-grossense.
As vistorias prosseguem durante toda a quinta-feira, passando pelas rodovias MT-235 em Sapezal, e MT-010, entre os municípios de São José do Rio Claro e Diamantino.
Fonte:
Secom-MT/Sinfra-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371798/visualizar/
Comentários