Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 14 de Outubro de 2004 às 19:35
Por: JOANA DANTAS

    Imprimir


Durante uma hora e 13 minutos o secretário de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira, respondeu a 65 perguntas, na maioria sobre o plantio de grãos geneticamente modificados, de internautas no site do Governo do Estado - www.mt.gov.br - , na sala do Cidadão, nesta quarta-feira (14.10).

A preocupação dos cidadãos que participaram da conversa interativa era sobre aos efeitos dos transgênicos ao ambiente e à saúde humana. Como, por exemplo, a pergunta de Julia: "Li que o professor Rubens Onofre Nodari afirmou que os transgênicos oferecem riscos ambientais e baixa rentabilidade... se as coisas estão ainda tão imaturas... não é arriscado plantar, comer...".

Segundo o secretário, o assunto não é novidade no país, o mundo já vem consumindo e plantando grãos modificados há anos e não se tem notícia de nenhum impacto danoso resultante da implantação da tecnologia.

"Esse assunto já está em discussão há muito tempo, não só em outros países, como também no Brasil. Especialistas já foram ouvidos, outros países estão utilizando, os consumidores estão consumindo, não temos notícia de nenhuma catástrofe sobre a matéria", afirmou Pereira, acrescentando que consumir transgênico não tem nenhum efeito colateral - ao contrário, é utilizado até no controle do diabetes.

O secretário reafirmou, em resposta aos questionamentos, os benefícios do plantio de transgênicos tanto para o ambiente quanto para o produtor e o consumidor. Mas ratificou o posicionamento contrário ao uso da tecnologia antes da reedição da Medida Provisória presidencial autorizando o procedimento.

"Vamos utilizar essa tecnologia de forma competente, pois certamente trará muitos benefícios aos nossos produtores, aumentando-lhes a competitividade. Trará benefícios também ao meio ambiente, uma vez que são necessários menos agroquímicos para combater pragas e doenças e trará benefícios ao consumidor que terá acesso a um produto saudável e mais em conta. Porém, o plantio de transgênicos somente deve ser feito após sua devida regulamentação", respondeu.

Para Homero Pereira, a conversa na "Sala do Cidadão" foi uma experiência valiosa, pois possibilitou a democratização da informação e a desmistificação sobre o assunto.

"É compreensível a preocupação da população em relação aos transgênicos, tem-se falado a respeito, mas existem muitas dúvidas. E espaços como a Sala do Cidadão são importantes para esclarecer e deixar o cidadão informado. Acho que consegui passar um pouco daquilo que sei sobre o assunto", ponderou Pereira.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371847/visualizar/