­
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 14 de Outubro de 2004 às 16:15

    Imprimir


A Microsoft abriu as inscrições para o seu campeonato mundial de computação. A premiação terá cinco novas categorias e participação de alunos do ensino médio. A Imagine Cup envolve estudantes de mais de 90 países. Nesta edição, além de estudantes universitários e de pós-graduação, alunos do ensino médio poderão participar. Os interessados devem se inscrever pelo portal theSpoke até 31 de dezembro de 2004.

As atividades da Imagine Cup 2005 terão início pela principal categoria: Projeto de Software. Nessa modalidade, a competição está dividida em quatro fases. A primeira é a pré-seleção online, que vai até 15 de janeiro de 2005. Os inscritos receberão um CD com o curso multimídia básico da plataforma .NET, resolverão testes via Internet e deverão obter classificação mínima de três estrelas na comunidade MSDN ¿ Microsoft Developers Network, para participar do concurso.

Em paralelo, as equipes deverão elaborar um projeto que envolva o uso de dispositivo móvel, serviço de Internet (Web service) e que demonstre inovação, utilizando a plataforma Microsoft .NET Framework. De novembro de 2004 a 15 de março de 2005, os participantes cumprirão diversas etapas, incluindo elaboração de um plano de negócios que comprove a viabilidade comercial da solução.

A terceira fase acontece com a seleção dos melhores trabalhos para as finais regionais, que acontecerá em abril de 2005, nos Centros de Tecnologia XML, laboratórios mantidos pela Microsoft junto a universidades. Os vencedores disputarão o título nacional em São Paulo, em maio. O campeão brasileiro representará o país na final mundial, que acontece de 28 de julho a 3 de agosto do próximo ano, em Yokohama, Japão.

Novas categorias

Em 2004, a competição terá cinco categorias a mais do que as quatro disputadas na edição anterior. Além de Projeto de Software, Algorítimos (problemas de lógica e matemática), Filme de Curta-Metragem e Computação Gráfica, os participantes também poderão competir em Soluções para Microsoft Office, TI (projetos de infra-estrutura), Plano de Negócios de Tecnologia, Jogos e Desenvolvimento Web. Os alunos de ensino médio poderão se inscrever em três dessas categorias: TI, Jogos e Desenvolvimento Web.

Somente a modalidade Projeto de Software terá seletiva por país. As demais serão competições mundiais e os cinco melhores trabalhos serão escolhidos para a final no Japão. Com exceção de Projeto de Software e Soluções para Microsoft Office, todas acontecem pela Web. Os trabalhos deverão ser enviados pela Internet e julgados por uma comissão selecionada pela Microsoft Corporation.

As inscrições para as demais categorias também já estão abertas. Na modalidade Jogos, assim como em Projeto de Software, as atividades começam em novembro. Nas restantes, em janeiro de 2005.

Imagine Cup 2004

Esta é a segunda vez que o Brasil participa da competição. No último campeonato, inscreveram-se cerca de 1,2 mil alunos brasileiros e a final mundial aconteceu em Foz do Iguaçu e São Paulo, em junho deste ano. Estiveram reunidos cerca de 250 estudantes, de 39 países.

O Brasil foi representado pela equipe WDC, do Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro. "Chegar à final mundial da Imagine Cup contribuiu para o desenvolvimento de nossas carreiras", afirma Adolfo Guilherme Silva Correia, membro do time campeão brasileiro.

"Ser finalista foi um indicativo do nosso potencial". Em parceria com Rafael de Oliveira Osório, ele desenvolveu um sistema que automatiza as blitze de trânsito. A participação na Imagine Cup rendeu aos alunos propostas de trabalho e ainda abriu portas para as outras equipes brasileiras.

A equipe PsYcO .NET, da Universidade Federal de Pernambuco, segunda colocada, foi convidada a apresentar sua solução à Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado. Eles elaboraram um sistema de apoio às atividades de um guarda de trânsito, que automatiza e integra diversas tarefas do cotidiano desse profissional. Bruno Feu, sexto colocado na Imagine Cup Brasil e aluno da PUC de Belo Horizonte, também conseguiu emprego em uma empresa local.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371878/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp