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Alunos da Educação Especial comemoram o Dia da Criança
Crianças muito especiais comemoraram o seu dia com muita brincadeira, festa, sorvetes e conquistas. Nesta terça-feira (12.10) foi comemorado o Dia da Criança, e as escolas estaduais que trabalham com crianças Portadoras de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) aproveitaram para festejar. São crianças que além de receber instruções educacionais tem na escola, a oportunidade da inclusão social.
Hoje, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) atende mais de nove mil alunos PNEEs em 180 instituições que variam entre escolas estaduais, Pestalozes e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), desse total de alunos 3,7 mil estão inclusos em escolas regulares.
E é justamente a inclusão em escolas regulares que a psicóloga Maria Lúcia Lovato Monteiro pede para as crianças PNEEs no seu Dia. “Temos que fazer um trabalho com a sociedade e família para a inclusão dessas crianças. Inseri-las em escolas regulares ajuda a mostrar que elas são capazes e tem condições de conviver tranqüilamente na sociedade”, disse a psicóloga.
Maria Lúcia trabalha no Centro de Habilitação Profissional Célia Rodrigues Duque, localizado em Várzea Grande que atende aproximadamente 230 alunos PNEEs, em sua maioria Deficientes Mentais (DM). Entre essas crianças está Aquino Fabiano Barbosa, de 15 anos que comemorou seu Dia no pátio da escola jogando xadrez, com danças, rodada de sorvetes e cachorro quente. “Aqui na escola eu aprendi um monte de coisas, jogar xadrez, fazer café e pão”, contou Aquino que tem DM.
Já a Escola Especial Raio de Sol comemorou com seus 260 alunos o “Dia das Crianças”, visando integrar os alunos, pais e professores com a realização de brincadeiras, danças e apresentações culturais. Segunda a diretora da unidade Meire Rezende a data foi comemorada durante toda esta semana. “As crianças se divertiram muito, aproveitamos esta oportunidade para promovermos a socialização entre os nossos alunos”, frisa a diretora.
Cacilda Alencastro, mãe da aluna Roselly França Farias - sofre de microcefalia e hiperatividade - que estuda na Raio de Sol, acha que a festa é um momento para conhecer melhor a escola e os professores. “Os nossos filhos saem da sala de aula e começam a conhecer os coleguinhas de outro turno. Hoje percebo a melhora da minha filha que está com 12 anos de idade e já faz sete anos que Roselly freqüenta a escola. Eu posso dizer que estou muito satisfeita com o desenvolvimento dela”, afirma.
Para Francisca Lavor, a Raio de Sol oferece uma boa educação para o seu filho de 21 anos, que possui DM em função da falta de oxigenação no cérebro durante o nascimento. “As dificuldades são muitas, principalmente em relação à doença dele, mas percebo a melhora. Meu filho tem problema na visão também. Então acaba tendo muita dificuldade em aprender. Mais estamos caminhando”, ressalta.
A Escola Livre Aprender comemorou o “Dia das Crianças”, realizando atividades que buscam a integração de toda a comunidade escolar e pais, com uma programação que se estendeu por três dias. No programa constava corte de cabelo, visita ao teatro da UFMT para assistir a peça Soldadinho de Chumbo e apresentação de cantores e brincadeiras.
Apresentações de teatro e karaokê foram às atividades escolhidas pela E. E. Luz do Saber, situada em Várzea Grande, para a integração entre seus 75 estudantes. A escola atende crianças de zero a 14 anos e fazem nelas o estímulo para o aprendizado e Atividades da Vida Diária (AVD), coordenação motora e psicomotricidade. Crianças como o pequeno Eric Kamura, de 4 anos passou por esse processo.
“Quando ele chegou aqui não andava, isso há uns 2 anos. Agora ele já está começando a falar”, relata a coordenadora da Luz do Saber, Leures Ataíde da Silva. Eric festejou o Dia das crianças colocando para fora as primeiras palavras, como destaca a coordenadora, o karaokê foi atração preferida dele que cantou por várias vezes o “sapo não lava o pé”.
Hoje, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) atende mais de nove mil alunos PNEEs em 180 instituições que variam entre escolas estaduais, Pestalozes e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), desse total de alunos 3,7 mil estão inclusos em escolas regulares.
E é justamente a inclusão em escolas regulares que a psicóloga Maria Lúcia Lovato Monteiro pede para as crianças PNEEs no seu Dia. “Temos que fazer um trabalho com a sociedade e família para a inclusão dessas crianças. Inseri-las em escolas regulares ajuda a mostrar que elas são capazes e tem condições de conviver tranqüilamente na sociedade”, disse a psicóloga.
Maria Lúcia trabalha no Centro de Habilitação Profissional Célia Rodrigues Duque, localizado em Várzea Grande que atende aproximadamente 230 alunos PNEEs, em sua maioria Deficientes Mentais (DM). Entre essas crianças está Aquino Fabiano Barbosa, de 15 anos que comemorou seu Dia no pátio da escola jogando xadrez, com danças, rodada de sorvetes e cachorro quente. “Aqui na escola eu aprendi um monte de coisas, jogar xadrez, fazer café e pão”, contou Aquino que tem DM.
Já a Escola Especial Raio de Sol comemorou com seus 260 alunos o “Dia das Crianças”, visando integrar os alunos, pais e professores com a realização de brincadeiras, danças e apresentações culturais. Segunda a diretora da unidade Meire Rezende a data foi comemorada durante toda esta semana. “As crianças se divertiram muito, aproveitamos esta oportunidade para promovermos a socialização entre os nossos alunos”, frisa a diretora.
Cacilda Alencastro, mãe da aluna Roselly França Farias - sofre de microcefalia e hiperatividade - que estuda na Raio de Sol, acha que a festa é um momento para conhecer melhor a escola e os professores. “Os nossos filhos saem da sala de aula e começam a conhecer os coleguinhas de outro turno. Hoje percebo a melhora da minha filha que está com 12 anos de idade e já faz sete anos que Roselly freqüenta a escola. Eu posso dizer que estou muito satisfeita com o desenvolvimento dela”, afirma.
Para Francisca Lavor, a Raio de Sol oferece uma boa educação para o seu filho de 21 anos, que possui DM em função da falta de oxigenação no cérebro durante o nascimento. “As dificuldades são muitas, principalmente em relação à doença dele, mas percebo a melhora. Meu filho tem problema na visão também. Então acaba tendo muita dificuldade em aprender. Mais estamos caminhando”, ressalta.
A Escola Livre Aprender comemorou o “Dia das Crianças”, realizando atividades que buscam a integração de toda a comunidade escolar e pais, com uma programação que se estendeu por três dias. No programa constava corte de cabelo, visita ao teatro da UFMT para assistir a peça Soldadinho de Chumbo e apresentação de cantores e brincadeiras.
Apresentações de teatro e karaokê foram às atividades escolhidas pela E. E. Luz do Saber, situada em Várzea Grande, para a integração entre seus 75 estudantes. A escola atende crianças de zero a 14 anos e fazem nelas o estímulo para o aprendizado e Atividades da Vida Diária (AVD), coordenação motora e psicomotricidade. Crianças como o pequeno Eric Kamura, de 4 anos passou por esse processo.
“Quando ele chegou aqui não andava, isso há uns 2 anos. Agora ele já está começando a falar”, relata a coordenadora da Luz do Saber, Leures Ataíde da Silva. Eric festejou o Dia das crianças colocando para fora as primeiras palavras, como destaca a coordenadora, o karaokê foi atração preferida dele que cantou por várias vezes o “sapo não lava o pé”.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372053/visualizar/
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