Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 21:31

    Imprimir


Os dinossauros acabavam de entrar em seu apogeu quando foram extintos e não quando estavam em declínio, revela um artigo que será publicado na edição deste sábado da revista científica New Scientist.

Os primeiros dinossauros surgiram há 230 milhões de anos. Eles foram extintos quando um asteróide gigante ou um cometa atingiu a Terra 65 milhões de anos atrás, causando uma tempestade de poeira que alterou o clima do planeta. Em seus primeiros anos, os dinossauros eram generalistas, mas ao final de seu longo reinado eram tão geneticamente versáteis que evoluíram para categorias especializadas, chamadas gêneros, para explorar vários hábitats.

Uma equipe dirigida pelo paleontólogo David Fastovsky, da Universidade de Rhode Island, afirma que durante os últimos 34 milhões de anos da era dos dinossauros, o Cretáceo tardio, havia pelo menos 245 gêneros de dinossauros. A diversidade era "absolutamente excitante", disse ele à New Scientist, contrariando descobertas anteriores, segundo as quais o número de gêneros de dinossauros se retraiu nos últimos estágios do Cretáceo tardio.

Entre estes animais exóticos estavam os hadrossauros, que desenvolveram uma mandíbula semelhante a um bico de pato com dentes para mastigar vegetais e ceraptosianos, dinossauros semelhantes a rinocerontes que desenvolveram elaboradas estruturas na forma de chifres.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372059/visualizar/