Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 17:12

    Imprimir


Apesar da melhora na economia brasileira, da austeridade fiscal e da política monetária apertada para o controle da inflação, o Brasil continua perdendo competitividade em relação aos demais países.

Estudo realizado com 104 países pelo Fórum Econômico Mundial e divulgado hoje em Nova York revela que o Brasil piorou no ranking global, caindo três posições no ICC (Índice de Competitividade de Crescimento), passando do 54º lugar para o 57º entre 2002 e 2003.

A primeira e a segunda colocações ficam, respectivamente, com Finlândia e Estados Unidos.

Também estão na frente do Brasil, países como Chile (22º), México (48º), Costa Rica (50º), Índia (55º) e Marrocos (56º). Turquia e Argentina ocupam, na ordem, o 67º e 74º lugares.

O ranking considera, além das condições macroeconômicas, variáveis que indicam a qualidade de instituições públicas, como independência do Judiciário, nível de corrupção no governo e fatores tecnológicos.

A colocação do Brasil no ranking foi prejudicada pelas altas taxas de juros, especialmente os spreads bancários --diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa efetiva cobrada dos clientes-- e pela inflação.




Fonte: folha

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372119/visualizar/