Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 13:48

    Imprimir


Cientistas encontraram entre as cinzas de um vulcão um pequeno dinossauro que pode ser o antecessor das aves atuais e que batizaram com o nome de Dragão dormente, segundo publica a revista científica Nature.

O fóssil foi encontrado em uma posição similar à dos pássaros, mas em vez de esconder a cabeça embaixo de um asa, o fazia sob suas extremidades inferiores. A descoberta foi de Xing Xu, membro da Academia de Ciências de Pequim, e Mark Norrell, membro do Museu de História Natural de Nova York, na província chinesa de Liaoning, onde foram encontrados vários dinossauros com penas.

Essa região, segundo os especialistas, fornece novas informações sobre o comportamento dos dinossauros. O dinossauro viveu há 130 milhões de anos, media 53 centímetros, possuía cabeça e tronco pequenos e ainda não tinha alcançado a maturidade.

Além disso, tinha longas extremidades inferiores, que indicam a habilidade de correr, e garras incomuns, muito parecidas com as dos velociraptores, do período jurássico. "Muitos estudos sugeriram que o pequeno tamanho foi crucial para a origem do vôo", segundo os especialistas. O fóssil tem evidências que corroboram essa hipótese, acrescentam os cientistas na revista britânica.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372165/visualizar/