Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 09:14

    Imprimir


O vice-primeiro-ministro interino do Iraque, Barham Saleh, cobrou de países que prometeram ajudar no processo de reconstrução do Iraque que cumpram suas promessas.

Saleh fez a afirmação em Tóquio, no Japão, na abertura de uma conferência de doadores para o Iraque que reúne representantes de mais de 50 países.

No ano passado, em uma outra conferência, realizada na capital espanhola Madri, os países doadores prometeram que quase US$ 14 bilhões seriam destinados à reconstrução do Iraque.

O vice-primeiro-ministro iraquiano salientou que a reconstrução é a chave para destruir as causas da violência dos grupos extremistas e construir um futuro a longo prazo para o povo iraquiano.

Vala comum

De acordo com correspondentes da BBC no Iraque, a insegurança no Iraque acabou fazendo com que apenas uma parte pequena das verbas prometidas para o país fosse liberada.

Serviços básicos, como distribuição de energia e coleta de esgotos, continuam sendo um problema no país, e estradas e prédios precisam de reparos urgentes.

Ainda nesta terça-feira, uma equipe de investigadores que está procurando provas que possam incriminar o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein começou o trabalho de exumação de ossadas encontradas em uma vala comum no norte do Iraque.

No local, perto do vilarejo de Hatra, há nove trincheiras onde teriam sido depositados centenas de corpos.

Acredita-se que a maior parte das pessoas enterradas no local eram curdos mortos no final dos anos 80.

Saddam Hussein, que é acusado de crimes contra a humanidade e de outros crimes, deve ser submetido a julgamento no ano que vem.

Organizações de defesa dos direitos humanos acreditam que o número de pessoas mortas e enterradas em valas comuns durante o governo de Saddam possa superar os 300 mil.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372260/visualizar/