Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 11 de Outubro de 2004 às 23:03

    Imprimir


Os Estados Unidos retomaram hoje seus ataques noturnos contra Faluja e bombardearam vários edifícios no centro da cidade, entre eles um famoso restaurante, mas por enquanto não há informações sobre vítimas.

O canal de televisão por satélite Al Arabiya garantiu que o ataque aconteceu pouco antes da meia-noite, horário local (17h de Brasília), e que entre os edifícios atacados está um restaurante.

A emissora, que entrevistou testemunhas que presenciaram os bombardeios, afirmou que várias ambulâncias chegaram ao local atacado. O canal também não descartou a possibilidade de haver "vítimas ou pessoas com vida" debaixo dos escombros.

Por sua vez, o Comando Central dos Estados Unidos reconheceu em comunicado o ataque contra Faluja e, embora não tenha mencionado o restaurante, disse que o alvo era um centro de reunião do grupo Monoteísmo e Guerra Santa, supostamente dirigido pelo terrorista jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, provável líder da Al-Qaeda no Iraque.

Fontes do hospital de Faluja afirmaram que o centro médico não recebeu feridos depois do bombardeio, o primeiro desde que o exército americano suspendeu há dois dias seus ataques aéreos sobre a cidade.

A suspensão dos ataques coincidiu com informações sobre o avanço das negociações entre representantes de Faluja e o governo interino iraquiano para acalmar a situação na cidade, fortificação dos grupos insurgentes iraquianos.

O comando militar americano garante que seguidores de al-Zarqawi se escondem em Faluja. Nas últimas semanas a aviação dos EUA atacou diariamente diferentes bairros dessa cidade.

As tropas americanas não aparecem nas ruas de Faluja desde os violentos confrontos do último mês de abril com grupos insurgentes, nos quais dezenas de pessoas morreram.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372478/visualizar/