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Cidades/Geral
Segunda - 11 de Outubro de 2004 às 20:58

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O resultado preliminar do Censo Escolar em 2004 mostra que o número de matrículas da Educação Especial aumentou 12,1% em Mato Grosso, um resultado que totaliza 8.886 de matrículas em 2004. Nas classes comuns, houve um aumento de 42,6% em relação ao Censo de 2003. Já as matrículas das escolas especializadas e classes especiais tiveram uma redução de 7,8% em relação ao ano passado.

O Censo Escolar 2004 revelou ainda que no país o número de estudantes portadores de necessidades educacionais especiais aumentou para 12,3%, ou seja, um total de 556 mil matrículas realizadas em 2004. O aumento foi de 34,1% em relação ano passado. Em todo o Estado cerca de 79% das crianças portadoras de necessidades especiais já estão sendo atendidas pelo governo do Estado. Em apenas dois anos da atual administração, o número de escolas que atende alunos especiais passou de 91 para 180.

São consideradas necessidades especiais às deficiências visuais, auditivas, físicas e mentais, múltiplas. A rede estadual atende portadores de deficiências visuais, auditivas e mentais leves. O líder de Educação Especial, Benedito Marcino de Oliveira, destaca que o aumento de matrículas em escolas públicas se deve ao bom desenvolvimento que as crianças estão apresentando dentro das salas de aula e, também, o serviço que vem desenvolvido pela Secretaria em capacitar professores para atendê-las.

No ano passado, 600 professores foram capacitados para atender esses alunos especiais. Esse ano, 300 docentes já foram capacitados, e a previsão é de até o final do ano, mais três turmas de 300 professores, passem pelo treinamento.

"A meta da Seduc é de que até o final de 2006, 100% das crianças especiais estejam sendo atendidas pela rede estadual de ensino", finaliza Benedito Marcino.




Fonte: Midia News

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