Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 09 de Outubro de 2004 às 10:42
Por: Lisandra Paraguassú

    Imprimir


Brasília - O Brasil deverá ser um dos 90 países que conseguirão reduzir a mortalidade de crianças menores de 5 anos em dois terços até 2015 e atingir pelo menos uma das Metas do Milênio, estabelecidas pelas Nações Unidas em 1990. No entanto, a maior parte dos países que assinaram o acordo há 14 anos deve ficar para trás.

O relatório Progresso para as Crianças, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), revela que 98 nações - a maioria na África - ainda estão muito longe da meta. Se continuar nesse ritmo, o mundo vai ter reduzido a mortalidade infantil em apenas um quarto até 2015.

A América Latina foi a região que apresentou melhores resultados em todo o mundo desde 1990. Em 1960, a taxa de mortalidade abaixo dos cinco anos era de 153 por mil. Atualmente, a média da região é de 34 por mil - uma redução média de 3% ao ano, a maior do mundo, incluindo os países industrializados.

O Brasil conseguiu manter uma média de 4,3% de redução na mortalidade por ano, muito próxima da média exigida de 4,4% para que o planeta alcançasse a meta do milênio. A expectativa do Unicef é que o País consiga chegar em 2015 a 20 mil mortes por nascidos vivos, o índice esperado. Hoje, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33 crianças de cada mil morrem antes de completar cinco anos.




Fonte: Estadao.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372661/visualizar/