Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Outubro de 2004 às 14:56

    Imprimir


Foi inaugurado ontem, o Centro Estadual de Referencia a Saúde do Trabalhador (Cerest), uma unidade de prestação de assistência ao trabalhador, no que se refere à prevenção de riscos e acidentes no trabalho, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada no Sistema Único de Saúde.

Aberta pelo secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, a inauguração aconteceu na rua Estevão de Mendonça, número 891, no bairro Goiabeiras. Marcos Machado disse que “esta ação de vigilância dos riscos que o trabalhador enfrenta em seu ambiente só foi possível pela política adotada pela Secretaria de Estado de Saúde de recuperar prédios públicos abandonados, com perda do patrimônio do Estado, e que agora servem para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde. Com R$ 14,3 mil foi possível climatizar, dar qualidade ao ambiente de trabalho, visando o bem estar dos que vão estar no local, adequar e dar condições de trabalho aos servidores para o início do funcionamento do centro”.

Nessa mesma linha o secretário lembrou da recuperação do prédio do Bemat, na Treze de Julho, onde hoje funciona a sede do almoxarifado da Ses. “Começamos com o pé direito essa casa do trabalhador. É uma pequena semente da qual vamos colher frutos em breve. É o primeiro passo rumo ao cumprimento da política da Saúde do Trabalho, que visa a redução dos acidentes”.

A superintendente de Saúde Coletiva, Moema Blatt, afirmou estar gratificada pela atenção dada a esse serviço que o Estado passa a oferecer ao trabalhador do Estado de Mato Grosso. “Esse é um serviço de proteção e promoção da saúde do trabalhador e, a partir de agora, vai proporcionar e desenvolver ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes de trabalho. O que não pode acontecer é as empresas continuarem impunes quando acontecem acidentes de trabalho. Esse órgão é do trabalhador e eles podem procurar-nos para buscarem defesa e tratamento”, afirmou.

O próximo passo, anunciou a superintendente, vai envolver a criação de quatro unidades regionais de assistência ao trabalhador, conhecidos como Hospitais Sentinelas. Os Hospitais Sentinelas terão o papel de observar , detectar e registrar problemas e ocorrências de Saúde verificando as causas desses problemas, se o paciente é um trabalhador e se ele estava em seu ambiente quando se deu a ocorrência. Partindo desses registros é que vão se tornar possíveis os planos de ação e o encaminhamento para a fiscalização das empresas. “Nesse sentido”, acrescentou Blatt, “os hospitais regionais estão sendo priorizados para serem os primeiros a serem inseridos no projeto Hospitais Sentinelas”.

Uma Comissão Interinstitucional, composta de membros dos vários segmentos envolvidos com a Saúde, já está funcionando no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde para ajudar na implantação dos serviços necessários. Dela participam sindicatos, técnicos e gestores de Saúde, categorias profissionais, da Delegacia Regional do Trabalho nas várias regiões do Estado, de órgãos da Previdência e outros.

Participaram da inauguração representantes do Ministério Público do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho, da UFMT, do Senai, da Central Única dos Trabalhadores (Cut), Sindicato dos Bancários, entre outras entidades sindicais e de classes, além dos servidores da Saúde.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372707/visualizar/