Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 05 de Outubro de 2004 às 06:49
Por: Raquel Barroso

    Imprimir


Diferentemente do ano passado, em 2004 Mato Grosso está entre os Estados que irão aderir ao horário de verão de 02 de novembro a 20 de fevereiro de 2005. A inclusão de Mato Grosso foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (04.10). O horário especial, quando os relógios são adiantados em uma hora, também entrará em vigor nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, afirma que a Secretaria preparou uma minuta, que foi encaminhada no mês passado pelo governador Blairo Maggi ao Ministério de Minas e Energia, solicitando a inclusão do Estado no horário de verão deste ano.

Segundo o secretário, a inclusão de Mato Grosso nesse horário especial foi aprovada por unanimidade por representantes dos setores industrial, comercial, de serviços, e de entidades classistas que compõem o Conselho de Desenvolvimento Empresarial (Cedem).

Em 2003, Mato Grosso não foi incluído no horário de verão. O argumento principal para a não inclusão foi o de que a economia de energia seria insignificante. Porém, a experiência demonstrou a necessidade de que Mato Grosso seja um dos que adotem o horário de verão, devido às dificuldades que foram causadas nos segmentos produtivos (indústria, comércio e serviços).

"As duas horas de defasagem em relação aos grandes centros e a capital da República tornam extremamente difíceis as relações bancárias e comerciais. A prática demonstrou que na verdade se acaba perdendo pelo menos três horas por dia, já que no início da manhã, no horário de almoço e no final da tarde não se consegue contato com os esses segmentos" , explica Alexandre Furlan.

O secretário acrescenta que também há o problema levantado pelo Ministério Público Estadual, que se posiciona contrário à apresentação de programas proibidos para menores em horário impróprio, devido à diferença de duas horas verificada em relação aos principais centros geradores de informação e mídia televisiva.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373200/visualizar/