Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 04 de Outubro de 2004 às 10:28

    Imprimir


Sexualidade, Corpo e Gênero: um novo olhar para História, essa temática norteia as discussões de um 1º Colóquio Internacional promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas entre os dias 13 e 15 de outubro no Campus Jane Vanini, em Cáceres.

O evento reunirá 19 estudiosos brasileiros e da universidade francesa "Université de Paris VII - Jussieu" para apresentar uma nova concepção sobre a história. Segundo o professor da Unemat, Clementino Nogueira de Sousa, membro da equipe coordenadora do Colóquio, a proposta é oportunizar uma reflexão crítica sobre o papel e função político - social do corpo, sexualidade e gênero, que são questões constituídas historicamente. Para ele, essa é uma oportunidade dos historiadores apresentarem o que está sendo produzido cientificamente sobre o tema, levando ao rompimento do preceito instituído erroneamente de que a história só estuda o passado.

"Nós estudamos o passado muito mais para questionar o presente. A História estuda o presente, e no presente temos que discutir corpo, sexualidade e gênero dentro do contexto de um mundo globalizado e de consumo", afirma Clementino, lembrando que história, memória e passado são coisas distintas e que o historiador e o profissional da área não tem a função de resgate.

Com a contribuição de conferencistas de todas as regiões brasileiras, além da participação francesa o colóquio apresenta uma pluralidade de olhares no intuito de possibilitar ao público, composto por professores da rede pública e particular, acadêmicos, docentes e comunidade em geral, condições de historicizar e refletir com mais propriedade sobre o tema em discussão, no seu cotidiano e na sua vivência profissional.

A proposta foi elaborada por Margareth Rago, Pós-doutora da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, em discussão conjunta com o professor de Teoria e Método da História da Unemat - Cáceres, Clementino Nogueira e o Diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Paulo Ferreira da Cunha.

A idéia de institucionalizar o evento, segundo o diretor do ICSA surgiu da necessidade de fazer novas discussões sobre as tendências e posições de que a história vem assumindo. "O evento vem propor um novo olhar, nova interpretação, uma nova busca, para que nós possamos atender o interesse da sociedade no momento em que ela vive. A história é presente e está sendo feita por nós nesse momento. E nós temos que conhecer todas essas inter-relações", afirma Ferreira.

Outra motivação segundo os organizadores é fomentar a vinda de pesquisadores e estudiosos ao município de Cáceres, dinamizando as oportunidades de acesso ao conhecimento na cidade e colocando-a no centro das grandes discussões científicas.

Neste sentido, o diretor do ICSA afirma que a Unemat tem um papel fundamental, por ofertar no município 15 cursos, entre bacharelados e licenciaturas, agregando possibilidades de produção e intercâmbio de conhecimento em diversas áreas.

ATIVIDADES - O evento tem inicio às 9h do dia 13 com a promoção da oficina sobre Vivência e Corporeidade facilitada pela professora da Unemat, Suely Siqueira. Na tarde do mesmo dia o mini-curso ministrado pelo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Durval Muniz, enfocará Foucault, Educação e Sexualidade.

A abertura oficial do evento está programada para as 19h30 com a conferencista Margareth Rago abordando a temática central do Colóquio.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373249/visualizar/