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Professores de Mato Grosso são premiados
Realizados por três professores de Mato Grosso, dois projetos estão entre os 20 vencedores do prêmio "Incentivo à Educação Fundamental 2004".
Incentivar a leitura e desenvolver a criatividade das crianças. Este foi o empenho de duas professoras da rede estadual de ensino público que tiveram seus esforços reconhecidos ao receberem o Prêmio "Incentivo à Educação Fundamental 2004", uma realização do Ministério da Educação (MEC) que premiou 20 professores da 1a a 4a séries de escolas públicas de todo país.
De historinhas em sala de aula a visitas a bibliotecas, passando pela interpretação de textos bíblicos, as professoras Isabel Corrêa Ribeiro e Maria Auxiliadora de Oliveira, da Escola Municipal de Educação Básica Marechal Mariano da Silva Rondon, em Cuiabá, demonstram a síntese do que elas têm feito no projeto vencedor "Livro sem contra-indicações. Encanto a vida e a alma". Inicialmente, os alunos a partir de seis anos, ouviam e interpretavam as histórias, além de conhecer mais sobre os autores. "Depois disso, as crianças começaram a levar livros para casa. Mas, mesmo assim, elas queriam mais, e então elas começaram a produzir suas próprias histórias", falou a professora Isabel Cristina.
Cerca de dois anos depois, o projeto rendeu a cada aluno um livro de poesia e uma história em quadrinhos, respectivamente intitulados "Meu Bem Querer" e "Uma Vovó Diferente", além do livro de coletâneas de histórias "A Criança e o Caminho da História"; do livro "Depoimentos de Pais e Filhos", no qual cada participante pôde escrever sobre sua visão do projeto; e mais o livro de poesias "Mergulho na Alma", escrito pelas professoras. Todas essas publicações foram ilustradas pelas crianças e tiveram o apoio e ajuda financeiras dos pais.
O projeto contou com grandes parceiros: um contador de histórias, poetas, professoras de inglês e português, pais de alunos e moradores da comunidade. As duas professoras ressaltaram junto aos alunos a importância do respeito ao ser humano, de vivenciar a amizade e a solidariedade. Elas também conseguiram, entre outras vitórias, por meio da poesia, desenvolver a sensibilidade das crianças, "proporcionando-lhes a emoção de descobrir a beleza nas coisas mais simples".
Comprovadamente, a leitura trás benefícios aos estudantes, como a melhora do vocabulário e da interpretação dos fatos. "A escola deve despertar maior interesse dos alunos pela leitura e escrita. E isso precisa ser feito de forma prazerosa", analisa Isabel. Os pais analisam a iniciativa positivamente. "Meu filho chegava em casa contando as histórias que ele aprendeu e depois queria contar do jeito dele. Agora, quando ele não está na escola, fica em casa fazendo seus livrinhos e fala pra todo mundo que é um escritor", disse a mãe, Ana Angélica W. Gomes.
Outro vencedor do prêmio também é de Mato Grosso. Helter Alexandre Borga de Mello, da cidade de Peixoto de Azevedo (692 Km de Cuiabá), venceu com o projeto Pequenos Estrategistas, no qual, por meio do xadrez, tem como objetivo desenvolver a capacidade intelectual dos alunos, transformando-os em agentes pesquisadores e indagadores de suas ações. Envolvendo pais e comunidade em uma busca de conhecimento, o projeto relata o prazer que se tem em trabalhar com os jovens de forma mais humana.
Segundo o professor, o jogo de xadrez auxiliou na aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar. Para a confecção dos jogos de xadrez, foi utilizado recursos do meio ambiente, como a coleta das folhas do coqueiro de bacuri, espécie nativa e abundante na região. Os alunos retiraram as partes grossas da folha para modelagem das peças e tabuleiros. "Acredito em transformações, e não vejo a sala de aula só como um lugar onde se transmitem conhecimentos. Isso me fez transformar a minha sala, atribuindo novos significados à existência dos alunos" conclui o professor.
PREMIAÇÃO - No dia 15 de outubro, Dia do Professor, os docentes vencedores serão recebidos e homenageados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Tarso Genro, no Palácio do Planalto, em Brasília. Cada professor receberá R$ 5 mil e um troféu idealizado pela artista plástica e gravadora paulista Maria Bonomi, além de diploma, viagem e estada na capital federal, no período de 13 a 15 de outubro. Em Mato Grosso, 18 projetos foram enviados, sendo que apenas dois foram vencedores.
Com o objetivo é reconhecer o mérito de professores que estejam ou tenham desenvolvido experiências pedagógicas relevantes, o prêmio "Incentivo à Educação Fundamental 2004" foi criado em parceria entre Ministério da Educação (Mec) e Fundação Bunge, antiga Fundação Santista, além do apoio da Universidade de Brasília (UNB); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em Mato Grosso, 18 projetos foram enviados para concorrer, sendo que apenas dois ganharam a premiação.
Incentivar a leitura e desenvolver a criatividade das crianças. Este foi o empenho de duas professoras da rede estadual de ensino público que tiveram seus esforços reconhecidos ao receberem o Prêmio "Incentivo à Educação Fundamental 2004", uma realização do Ministério da Educação (MEC) que premiou 20 professores da 1a a 4a séries de escolas públicas de todo país.
De historinhas em sala de aula a visitas a bibliotecas, passando pela interpretação de textos bíblicos, as professoras Isabel Corrêa Ribeiro e Maria Auxiliadora de Oliveira, da Escola Municipal de Educação Básica Marechal Mariano da Silva Rondon, em Cuiabá, demonstram a síntese do que elas têm feito no projeto vencedor "Livro sem contra-indicações. Encanto a vida e a alma". Inicialmente, os alunos a partir de seis anos, ouviam e interpretavam as histórias, além de conhecer mais sobre os autores. "Depois disso, as crianças começaram a levar livros para casa. Mas, mesmo assim, elas queriam mais, e então elas começaram a produzir suas próprias histórias", falou a professora Isabel Cristina.
Cerca de dois anos depois, o projeto rendeu a cada aluno um livro de poesia e uma história em quadrinhos, respectivamente intitulados "Meu Bem Querer" e "Uma Vovó Diferente", além do livro de coletâneas de histórias "A Criança e o Caminho da História"; do livro "Depoimentos de Pais e Filhos", no qual cada participante pôde escrever sobre sua visão do projeto; e mais o livro de poesias "Mergulho na Alma", escrito pelas professoras. Todas essas publicações foram ilustradas pelas crianças e tiveram o apoio e ajuda financeiras dos pais.
O projeto contou com grandes parceiros: um contador de histórias, poetas, professoras de inglês e português, pais de alunos e moradores da comunidade. As duas professoras ressaltaram junto aos alunos a importância do respeito ao ser humano, de vivenciar a amizade e a solidariedade. Elas também conseguiram, entre outras vitórias, por meio da poesia, desenvolver a sensibilidade das crianças, "proporcionando-lhes a emoção de descobrir a beleza nas coisas mais simples".
Comprovadamente, a leitura trás benefícios aos estudantes, como a melhora do vocabulário e da interpretação dos fatos. "A escola deve despertar maior interesse dos alunos pela leitura e escrita. E isso precisa ser feito de forma prazerosa", analisa Isabel. Os pais analisam a iniciativa positivamente. "Meu filho chegava em casa contando as histórias que ele aprendeu e depois queria contar do jeito dele. Agora, quando ele não está na escola, fica em casa fazendo seus livrinhos e fala pra todo mundo que é um escritor", disse a mãe, Ana Angélica W. Gomes.
Outro vencedor do prêmio também é de Mato Grosso. Helter Alexandre Borga de Mello, da cidade de Peixoto de Azevedo (692 Km de Cuiabá), venceu com o projeto Pequenos Estrategistas, no qual, por meio do xadrez, tem como objetivo desenvolver a capacidade intelectual dos alunos, transformando-os em agentes pesquisadores e indagadores de suas ações. Envolvendo pais e comunidade em uma busca de conhecimento, o projeto relata o prazer que se tem em trabalhar com os jovens de forma mais humana.
Segundo o professor, o jogo de xadrez auxiliou na aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar. Para a confecção dos jogos de xadrez, foi utilizado recursos do meio ambiente, como a coleta das folhas do coqueiro de bacuri, espécie nativa e abundante na região. Os alunos retiraram as partes grossas da folha para modelagem das peças e tabuleiros. "Acredito em transformações, e não vejo a sala de aula só como um lugar onde se transmitem conhecimentos. Isso me fez transformar a minha sala, atribuindo novos significados à existência dos alunos" conclui o professor.
PREMIAÇÃO - No dia 15 de outubro, Dia do Professor, os docentes vencedores serão recebidos e homenageados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Tarso Genro, no Palácio do Planalto, em Brasília. Cada professor receberá R$ 5 mil e um troféu idealizado pela artista plástica e gravadora paulista Maria Bonomi, além de diploma, viagem e estada na capital federal, no período de 13 a 15 de outubro. Em Mato Grosso, 18 projetos foram enviados, sendo que apenas dois foram vencedores.
Com o objetivo é reconhecer o mérito de professores que estejam ou tenham desenvolvido experiências pedagógicas relevantes, o prêmio "Incentivo à Educação Fundamental 2004" foi criado em parceria entre Ministério da Educação (Mec) e Fundação Bunge, antiga Fundação Santista, além do apoio da Universidade de Brasília (UNB); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em Mato Grosso, 18 projetos foram enviados para concorrer, sendo que apenas dois ganharam a premiação.
Fonte:
Seduc-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373612/visualizar/
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