Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 29 de Setembro de 2004 às 15:27

    Imprimir


O tufão Meari deixou pelo menos cinco mortos e 19 desaparecidos nesta quarta-feira, além de ter ferido 50 pessoas e exigido a evacuação de milhares de habitantes do sul e do oeste do Japão com suas chuvas torrenciais e vendavais.

Apesar da chegada do outono às latitudes japonesas, o Meari, que em coreano significa "eco", prolongou a temporada dos tufões no Japão e seus efeitos destrutivos, que, ao longo do verão, deixaram dezenas de mortos e vários danos materiais.

Segundo a agência japonesa Kyodo, uma enchente provocada pelo Meari causou hoje a morte de dois idosos na província de Mie, no sul, enquanto outras três pessoas morreram na de Ehime. Os 19 desaparecidos são habitantes de Mie, Ehime, Tottori e Yamaguchi, segundo diferentes informações.

Na cidade de Miyagawa, cerca de 330 quilômetros ao sudoeste de Tóquio, seis pessoas desapareceram depois que suas casas foram soterradas por deslizamentos de terra e rochas arrastadas pela enchente.

Pelo menos 52 pessoas ficaram feridas pelos efeitos do tufão e cerca de 9 mil tiveram de ser removidas, e, diante da situação de emergência, não se descarta deslocar até 180 mil habitantes do sul e do oeste do Japão, informou a televisão pública NHK.

O governo da província de Mie pediu ajuda às forças de autodefesa no resgate dos grupos de população isolados pelas enchentes em pontos remotos.

Às 23.00 (11.00 de Brasília), o tufão Meari se encontrava perto de Tsuruge, na província de Fukui, com ventos de 83 quilômetros por hora, segundo o Serviço Meteorológico do Japão.

Em alguns pontos do litoral meridional do Japão, as chuvas alcançaram 540 milímetros por metro quadrado, provocando deslizamentos de terra, inundações e enchentes.

Nesta quarta-feira, o Meari exigiu o cancelamento de quase 400 vôos domésticos, sobretudo nos aeroportos das ilhas de Kyushu e Shikoku, medida que atingiu pelo menos 33 mil pessoas.

Também ficaram suspensos os trens de alta velocidade e as ferrovias convencionais em amplas áreas do sul e do oeste do país. Além disso, várias trechos das estradas da ilha de Kyushu ficaram fechadas pelos efeitos do tufão.

Espera-se que o tufão perca força e se transforme em tempestade tropical já na tarde de amanhã.

O Meari é o vigésimo primeiro tufão a atingir o arquipélago neste ano. No início deste mês, pelo menos 40 pessoas morreram e 900 ficaram feridas na passagem do tufão Songda pelo sudoeste e o oeste do Japão.

Algumas semanas antes, em agosto, outros dois tufões tropicais, o Megi e o Chaba, deixaram pelo menos 23 mortos e vários danos materiais.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373696/visualizar/