Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 29 de Setembro de 2004 às 14:57

    Imprimir


O alto índice de informalidade entre os empregados domésticos deve-se, entre outros fatores, ao grande número de diaristas. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2003), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 72,3% dos trabalhadores domésticos não têm carteira assinada.

Para a coordenadora do Observatório do Mercado de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Paula Montagner, outro fator que agrava essa situação é cultural. Ela explicou que o grande desafio é profissionalizar a relação do empregado doméstico com o patrão. “A grande briga é a transformação de um vínculo em que as relações familiares acabam se estabelecendo por um vínculo profissionalizado”, disse a coordenadora.

Segundo Paula, quase 20% das mulheres que trabalham são empregadas domésticas. Ela acrescentou que muitas mulheres trabalham como diaristas para ajudar os maridos desempregados. Como não consideram a atividade permanente, muitas não buscam seus direitos.

A coordenadora destacou a dificuldade de fiscalizar o trabalho doméstico. “Muito mais difícil é investigarmos o que se passa nos domicílios. Não há número de fiscal suficiente para bater de porta em porta”. Por isso, Paula disse que é importante conscientizar a sociedade da necessidade de formalização do vínculo empregatício.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373703/visualizar/