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Pequenas empresas ainda exportam pouco
As micro e pequenas empresas têm acompanhado o crescimento das exportações brasileiras, mas ainda não conseguiram aumentar a participação nesse mercado. Entre 1998 e 2003, o número de micro e pequenas empresas exportadoras subiu 21%.
O volume exportado registrou um crescimento ainda maior: 39,1%. No entanto, a participação dessas empresas no volume total do que é exportado pelo Brasil ainda é pequena, de apenas 2,4% no ano passado. É o que mostra uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) feita pela Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior), que traçou o perfil das 11.271 empresas exportadoras presentes no país. Dessas, 62,1% são micro ou pequenas empresas (MPEs).
O levantamento aponta que esse grupo 'acompanhou o crescimento das exportações, mas não foi suficiente para aumentar a participação', explica Gustavo Morelli, da diretoria de estratégias do Sebrae. Isso aconteceu porque as vendas das médias e grandes empresas cresceram em um ritmo muito mais elevado (55%).
Segundo ele, se comparado com outros países, há espaço para o crescimento da participação.
Os manufaturados são os produtos mais presentes nas exportações das micro e pequenas empresas.
Esse segmento representava 81,8% e 77,1%, respectivamente, do valor das exportações em 2003. Os semimanufaturados tiveram participação de 10,5% e 14,8% e os produtos básicos, de 6,8% e 7,6%.
Esse perfil é bem diferente na comparação com o restante das empresas, que tem 58,8% das exportações em manufaturados, enquanto os básicos representam 25,1%.
Apesar da grande presença de manufaturados, o uso de tecnologia é baixo. Seguindo a classificação utilizada pela OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os produtos de baixa e média-baixa tecnologia predominam nas MPEs --cerca de 80%.
Os produtos de média-alta e alta tecnologia têm participação de 16% e 4%, respectivamente.
Ainda de acordo com a pesquisa, São Paulo é o Estado que possui mais MPEs exportadoras. As 2.046 venderam US$ 462,6 milhões no ano passado para outros países. Em segundo lugar aparece o Rio Grande do Sul, com 661 empresas (US$ 170,8 milhões), seguido por Santa Catarina, que tinha no ano passado 485 pequenas empresas exportadoras (US$ 172,9 milhões).
A maior parte das exportações das micro e pequenas empresas tem como destino os países vizinhos, em especial as localizadas na região Sul do país.
Elas 'exportam mais para país que estão mais próximos', diz o diretor-presidente do Sebrae, Silvio Gianni. Por esse motivo, ressalta, a América Latina e o Mercosul são clientes prioritários das MPEs.
O levantamento aponta que esse grupo 'acompanhou o crescimento das exportações, mas não foi suficiente para aumentar a participação', explica Gustavo Morelli, da diretoria de estratégias do Sebrae. Isso aconteceu porque as vendas das médias e grandes empresas cresceram em um ritmo muito mais elevado (55%).
Segundo ele, se comparado com outros países, há espaço para o crescimento da participação.
Os manufaturados são os produtos mais presentes nas exportações das micro e pequenas empresas.
Esse segmento representava 81,8% e 77,1%, respectivamente, do valor das exportações em 2003. Os semimanufaturados tiveram participação de 10,5% e 14,8% e os produtos básicos, de 6,8% e 7,6%.
Esse perfil é bem diferente na comparação com o restante das empresas, que tem 58,8% das exportações em manufaturados, enquanto os básicos representam 25,1%.
Apesar da grande presença de manufaturados, o uso de tecnologia é baixo. Seguindo a classificação utilizada pela OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os produtos de baixa e média-baixa tecnologia predominam nas MPEs --cerca de 80%.
Os produtos de média-alta e alta tecnologia têm participação de 16% e 4%, respectivamente.
Ainda de acordo com a pesquisa, São Paulo é o Estado que possui mais MPEs exportadoras. As 2.046 venderam US$ 462,6 milhões no ano passado para outros países. Em segundo lugar aparece o Rio Grande do Sul, com 661 empresas (US$ 170,8 milhões), seguido por Santa Catarina, que tinha no ano passado 485 pequenas empresas exportadoras (US$ 172,9 milhões).
A maior parte das exportações das micro e pequenas empresas tem como destino os países vizinhos, em especial as localizadas na região Sul do país.
Elas 'exportam mais para país que estão mais próximos', diz o diretor-presidente do Sebrae, Silvio Gianni. Por esse motivo, ressalta, a América Latina e o Mercosul são clientes prioritários das MPEs.
Fonte:
Folhapress
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373723/visualizar/
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