Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 31 de Outubro de 2012 às 17:16
Por: ANDRÉA HADDAD

    Imprimir


Pedro Henry (PP)
Pedro Henry (PP)

Condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal Pedro Henry (PP) corre o risco de perder o mandato ao final do julgamento do mensalão, previsto para ser retornado em 5 de novembro e encerrado em 18 do mesmo mês.

A fase final do julgamento, a chamada dosimetria, é dedicada ao cálculo das penas. Pelo crime de corrupção passiva, Henry pode ser condenado de 2 a 12 anos por corrupção passiva, e entre três e 10 anos por lavagem de dinheiro.

O PP informa que examinará, ao final do julgamento, a situação de Henry e Pedro Corrêa, membros da Executiva Nacional do partido e condenados por corrupção passiva, mas não há disposição em puni-los de forma rigorosa. 

Ao final, o STF vai definir se parlamentares com mandato, como é o caso de Henry, vão perder os cargos eletivos. Segundo informações da Folha de S. Paulo, veiculada nesta quarta (31), há ministros que entendem a condenação como inerente ao afastamento automático do Congresso. Contudo, o presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-SP), afirma que a cassação deve passar pelo plenário.

Político que já foi considerado o principal “cacique” da região Oeste do Estado, Henry é acusado ter negociado o repasse de R$ 3 milhões ao PP em troca de apoio em votações do Congresso. À época, ele acabou inocentado na Casa, enquanto o deputado Roberto Jefferson (PTB) foi cassado.

Já no STF a situação do progressista está mais complicada, já que foi condenado por dois crimes. Na defesa remetida ao órgão, Henry alegou que não teve conhecimento do dinheiro obtido pelo PP.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/37375/visualizar/