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Falha em servidor quase causa tragédia aérea
Pura sorte. Essa é a explicação mais plausível para que uma tragédia não tenha acontecido nos céus do sul da Califórnia há duas semanas. Um bug ocorrido nos servidores na central de controle de tráfego aéreo da região desligou o sistema de rádio-comunicação por três horas. Os 800 aviões que estavam no ar naquele momento tiveram de voar "às cegas".
Segundo o órgão oficial de fiscalização do tráfego aéreo, o Federal Aviation Administration (FAA - Admnistração Federal da Aviação), o problema obrigou ao fechamento dos aeroportos locais. Mas mesmo assim, foram reportados cinco casos de aviões invadindo rotas não-autorizadas. Em um deles, o piloto afirmou que teve de assumir uma ação evasiva para evitar colisão com outra aeronave.
Uma das soluções encontradas pela equipe da central de controle de tráfego foi utilizar telefones celulares para se comunicar com outras centrais e até com os pilotos.
Embora as causas do incidente ainda estejam sendo apuradas, o mais provável é que uma combinação de falha humana e problemas de desenvolvimento do sistema dos servidores, o Windows Server 2000, tenha sido a responsável pela quase tragédia. Há três anos, o software de gerenciamento de tráfego aéreo era o Unix.
Os servidores estão programados para se desligar a cada 49,7 dias de atividades, para prevenir uma sobrecarga de dados, de acordo com a FAA. Para evitar que aconteça o desligamento automático, os técnicos da central têm que reinciar manualmente o sistema a cada 30 dias. Por algum motivo, esse reset não foi feito, o que resultou em um desligamento geral sem qualquer aviso.
Uma das saídas apontadas para que o problema não aconteça mais é o conserto da falha de desenvolvimento do Windows Server 2000 (sabe-se lá quando), além da criação de um tipo de alerta para os técnicos sobre o desligamento do sistema com uma boa margem de tempo. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o caso.
*Colaborou Hector Lima
Segundo o órgão oficial de fiscalização do tráfego aéreo, o Federal Aviation Administration (FAA - Admnistração Federal da Aviação), o problema obrigou ao fechamento dos aeroportos locais. Mas mesmo assim, foram reportados cinco casos de aviões invadindo rotas não-autorizadas. Em um deles, o piloto afirmou que teve de assumir uma ação evasiva para evitar colisão com outra aeronave.
Uma das soluções encontradas pela equipe da central de controle de tráfego foi utilizar telefones celulares para se comunicar com outras centrais e até com os pilotos.
Embora as causas do incidente ainda estejam sendo apuradas, o mais provável é que uma combinação de falha humana e problemas de desenvolvimento do sistema dos servidores, o Windows Server 2000, tenha sido a responsável pela quase tragédia. Há três anos, o software de gerenciamento de tráfego aéreo era o Unix.
Os servidores estão programados para se desligar a cada 49,7 dias de atividades, para prevenir uma sobrecarga de dados, de acordo com a FAA. Para evitar que aconteça o desligamento automático, os técnicos da central têm que reinciar manualmente o sistema a cada 30 dias. Por algum motivo, esse reset não foi feito, o que resultou em um desligamento geral sem qualquer aviso.
Uma das saídas apontadas para que o problema não aconteça mais é o conserto da falha de desenvolvimento do Windows Server 2000 (sabe-se lá quando), além da criação de um tipo de alerta para os técnicos sobre o desligamento do sistema com uma boa margem de tempo. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o caso.
*Colaborou Hector Lima
Fonte:
Magnet
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373869/visualizar/
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