Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 25 de Setembro de 2004 às 14:00

    Imprimir


Desde quinta-feira, as queimadas em áreas de produção agrícola e pecuária voltam a ser permitidas em Mato Grosso. O secretário especial do Meio Ambiente, Moacir Pires, e o gerente regional do Ibama, Hugo Werle, assinaram portaria conjunta suspendendo a prorrogação do período proibitivo.

Com essa medida, os pedidos de licença para queima, que começaram a ser protocolados nos escritórios do Ibama no dia 15, data em que deveria ter se encerrada a proibição, começam a ser analisados para autorização.

Por causa da falta de chuva, do calor e da baixa umidade relativa do ar, na semana passada Fema e Ibama decidiram manter as queimadas proibidas por tempo indeterminada ou até a melhoria das condições climáticas. “Choveu em praticamente todas as regiões do Estado, em especial naquelas onde o clima era considerado crítico, como o Norte e Nordeste, o que nos deixa mais tranqüilos para acabar com o período proibitivo”, disse Moacir Pires.

O número de focos de calor, que até semana passada variava entre 600 e 700 ao dia, caiu para menos de 200. Ontem, por exemplo, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) registraram 160 focos.

Para Pires, o grande número de focos de calor acontece por vários motivos. “O número elevado de focos de calor no estado aconteceu por vários motivos, como o aumento da área desmatada em 2002 (que só ficou pronta para queima este ano), estiagem mais longa, abertura de novos assentamentos e falta de cooperação das pessoas que não respeitaram o período proibitivo”, ressaltou o secretário.

A menos de quatro meses do final do ano, o Estado já registrou 53.962 focos, um número que só pode ser drasticamente reduzido com a parceria e conscientização de todos os mato-grossenses.




Fonte: Agronotícias / Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374019/visualizar/