Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 17 de Setembro de 2004 às 14:34
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Organização Pan-Americana de Saúde pretende fazer uma parceria com o Governo de Mato Grosso na área de assistência farmacêutica. A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) recebeu, no gabinete do secretário adjunto, Antonio Augusto de Carvalho, a visita da coordenadora da Área de Medicamentos e Tecnologias da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Nelly Marin Jaramillo. Ela veio a Mato Grosso para conhecer o sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) visando desenvolver um trabalho de parceria e visitou o secretário adjunto conduzida pela gerente de Medicamentos Excepcionais da CAF, Gabrielli Andrade Beduschi.

A coordenadora da OPAS explicou que o objetivo da entidade, um órgão da Organização Mundial de Saúde (OMS) ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), não é só a compra de medicamentos. “Nossa preocupação é com a qualidade e o uso racional dos medicamentos. Queremos proporcionar um melhor aproveitamento pelos envolvidos no uso de ponta dos medicamentos porque, se tivermos pessoas capacitadas para proporcionar o uso racional deles, conseguiremos economia de recursos e melhor saúde da população”.

O caminho escolhido pela OPAS para alcançar esse objetivo é a capacitação dos profissionais envolvidos na dispensação dos medicamentos com informação diferenciada de modo a que eles possam atuar como multiplicadores do conhecimento sobre como usar remédios de modo racional.

Essa foi a primeira vez que a Ses recebeu a visita de uma representante da OPAS, no âmbito da assistência farmacêutica. Gabrielli Beduschi conheceu Nelly Jaramillo num encontro em Brasília e se interessou pela experiência da OPAS na reorganização do sistema de assistência farmacêutica do Ceará, relatada pela coordenadora. Foi daí que surgiu o convite para a visita à Mato Grosso.

Gabrielli Beduschi explicou que a assistência e parceria da OPAS seriam bem vindas em virtude de a CAF estar implementando ações de descentralização e capacitação de seus profissionais de Saúde. “De início”, comentou Nelly Jaramillo, “precisaríamos definir quais os medicamentos distribuídos pela CAF, dentro de um perfil epidemiológico, para que pudéssemos, a partir daí, pensar num projeto de parceria”.

O secretário adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho, também se disse interessado pela parceria. “No aspecto de economizar recursos e estabelecer políticas racionais para a assistência farmacêutica, toda e qualquer ajuda é sempre bem vinda”.

Seminário – No começo da próxima semana, durante os dias 20 e 21 de setembro, a OPAS realizará em Brasília um seminário organizado para o Mercosul, no qual se discutirá estratégias conjuntas para enfrentar o impacto que as patentes farmacêuticas podem ter no acesso aos medicamentos. Nelly Jamarillo comentou que essas patentes têm sido uma das causas do encarecimento dos remédios distribuídos à população e o seminário tem como objetivo propor estratégias para incorporar na legislação instrumentos de salvaguarda dos interesses nacionais na assistência farmacêutica.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374437/visualizar/