Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Setembro de 2004 às 16:35
Por: Bruno Bocchini

    Imprimir


O Ministério da Agricultura anunciou duas novas medidas para sustentar os preços do trigo e garantir a renda dos produtores: o Prêmio de Escoamento de Produto (PEC) e a realização de compras diretas pelo governo federal via Aquisições do Governo Federal (AGF). As medidas terão início imediato e foram tomadas em razão da queda acentuada do preço do produto nos últimos meses.

Aproximadamente 1,6 milhão de toneladas de trigo (30% da produção nacional) serão amparadas pelas medidas do governo. A produção deste ano está estimada em 6,1 milhões de toneladas, a maior desde 1990.

O Prêmio de Escoamento de Produto tem como objetivo incentivar a venda do trigo dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul nas regiões Norte e Nordeste.

"Levar trigo argentino de navio para o Norte e Nordeste é mais barato que levar o trigo brasileiro. A PEC equivalerá a uma subvenção ao frete. O governo vai dar de subvenção ao moinho comprador a diferença entre o preço do trigo nacional e o do trigo importado", explica Ivan Wedekin, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

Para participar do PEC, o moinho tem que comprar trigo dos estados produtores (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), comprovar que pagou ao menos o preço mínimo oficial, e levar efetivamente o trigo para o Norte ou Nordeste.

"Pagamos como prêmio o diferencial do preço do trigo nacional em relação ao trigo importado, e essa diferença será decidida democraticamente em leilão. O comprador que fizer a operação mais barata para o governo vai ganhar o leilão", afirma Wedekin.

O governo subvencionará até 800 mil toneladas de trigo (aproximadamente 30% do consumo anual do Norte e Nordeste) e estima que o PEC terá um custo em torno de R$ 45 milhões. Os leilões serão semanais e começarão no dia 28 de setembro, data em que serão leiloadas 50 mil toneladas de trigo.

A segunda medida anunciada pelo Ministério da Agricultura é a compra de até 200 mil toneladas de trigo, a ser realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em sistema de Aquisições do Governo Federal. É estimado um custo de R$ 80 milhões para essa operação.

"As superintendências da Conab, nas regiões onde o preço estiver abaixo do mínimo, comprarão o produto pelo preço mínimo oficial, com recursos orçamentários da Política de Garantia de Preços Mínimos", afirma o secretário.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374467/visualizar/