Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 15 de Setembro de 2004 às 10:50

    Imprimir


A Delegacia Federal de Agricultura do Amazonas proibiu o trânsito de animais para fora do estado, em razão do foco de febre aftosa registrado no município de Careiro da Várzea, próximo a Manaus, na sexta-feira passada (10/09). Uma barreira fluvial foi montada na Vila do Amapari para impedir a saída de animais pelo Rio Madeira em direção a Rondônia, Mato Grosso e Pará. “Interditamos o trânsito de animais para o Baixo e Médio Amazonas”, disse hoje (13/09) o delegado federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado, José Rogério de Vasconcellos de Araújo.

A barreira foi montada com uma embarcação da Marinha, que serve de suporte aos fiscais do Mapa, informou Araújo. “Essa embarcação será trocada por outra, de propriedade do ministério, que está vindo de Santarém para Amapari.” Ele afirmou ainda que enviou ofício às Forças Armadas pedindo o apoio do Exército para reforçar o controle do trânsito de animais na região.

O foco de aftosa foi detectado em uma propriedade com 34 bovinos, 15 ovinos e um suíno. De acordo com Araújo, as fazendas vizinhas à área infectada têm 1.127 reses, e o município de Careiro da Várzea, 40 mil. O estado do Amazonas tem 1 milhão e 60 mil cabeças, entre bovinos (cerca de 90%) e bubalinos (10%).

O delegado federal de Agricultura detalhou ainda as medidas tomadas, em conjunto com o governo estadual, desde a descoberta do foco da doença. “Fizemos o levantamento epidemiológico, por meio do qual coletamos amostras de sangue de animais de outras propriedades. Também estamos procurando saber de onde veio o vírus.” Na avaliação de Araújo, a situação está sob controle na região, considerada de risco desconhecido para aftosa.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374560/visualizar/