Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Setembro de 2004 às 16:31

    Imprimir


"Os recursos para financiar o micro-crédito já estão garantidos", afirma o presidente Éder Dias.

Depois de onze meses de trabalho, o diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), Éder de Moraes Dias, anunciou nesta segunda-feira (13.09) a data de inauguração da instituição que irá financiar os pequenos empreendimentos: será na próxima semana, dia 22 de setembro, às 18h30. Além do governador Blairo Maggi, irão participar da inauguração secretários de Estado, prefeitos, autoridades, empresários e dirigentes de instituições financeiras. No dia seguinte à inauguração, 23, os projetos já poderão ser protocolados na agência, situada no centro de Cuiabá, na antiga Residência dos Governadores.

"Os recursos para financiar o micro-crédito já estão garantidos", afirmou Éder de Moraes Dias. Durante a inauguração, alguns convênios serão assinados, dentre eles o que garante uma parceria com o Governo Federal por meio do Banco Popular do Brasil, um braço financeiro do Banco do Brasil que possui hoje em torno de seis milhões de clientes. A meta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que o banco atinja uma marca de 20 milhões de clientes em todo o Brasil e a MT Fomento será a correspondente do Banco Popular em Mato Grosso.

Outro parceiro já definido é o Banco da Amazônia (Basa), que no dia 17 de agosto passado assinou com o Governo do Estado, durante o Amazontech, um convênio para administrar as operações de micro-crédito. Dentre as linhas do Basa estão o Amazônia Micro-crédito, Amazônia Pessoal e Amazônia Compre Fácil, alem de linhas de crédito de terceiros que utilizem também recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Fundo de Amparo ao Trabalhador, e que vierem a ser selecionados pela MT Fomento.

"Não existe um limite em relação aos projetos que serão apresentados. Eles poderão ser viabilizados ou com o capital próprio da agência [que inicialmente será de R$ 4 milhões] ou com recursos de terceiros", disse o diretor-presidente. Os projetos protocolados serão analisados e uma vez aprovados poderão representar para os pequenos empreendedores recursos que podem chegar a R$ 100 mil, dependendo das faixas em que estiverem enquadrados. Os consultores irão verificar a viabilidade do projeto que poderá incluir desde a compra de equipamentos até a reforma das instalações. "Também será avaliado no projeto o número de empregos que será criado, bem como o impacto que o empreendimento irá gerar na comunidade", explicou Dias.

PATRIMÔNIO - Com o slogan "Nosso Banco de Desenvolvimento", a MT Fomento é fruto da iniciativa do governador Blairo Maggi de criar um instrumento capaz de impulsionar os pequenos negócios no Estado. Para adequar a antiga Residência dos Governadores às necessidades da agência, as reformas no prédio foram feitas de forma cuidadosa, de modo a preservar as características do imóvel tombado pelo patrimônio histórico. "O local também será um ponto de visitação pública e um espaço está reservado para as exposições", observou Dias.

Móveis e outros equipamentos necessários ao funcionamento da agência já estão no local. A infovia, que permitirá os links com os órgãos do governo, bem como com o Banco Central, também já foi instalada no prédio. Falta apenas instalar nas salas cerca de 30 computadores que serão utilizados para as operações. Incluindo a diretoria, 18 pessoas estarão operando a agência. Dentre os funcionários estão servidores cedidos por várias Secretárias de Estado. Nos últimos dois meses os funcionários passaram por cursos de capacitação com consultores habilitados pelo Banco Central nas áreas de Contabilidade, Administração, Operações, Análise de Risco, Qualidade de Risco, Rating de Operações e ainda Análise e Deferimento de Crédito.

Também compõem a diretoria executiva da MT Fomento o diretor de Desenvolvimento e Projetos, Amado de Oliveira Filho, o diretor Operacional, Jair de oliveira Marques e o diretor Administrativo e Financeiro, Luiz Carlos Armani. O Conselho de Administração tem os seguintes integrantes: secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães (presidente); diretor-presidente da MT Fomento, Éder de Moraes Dias (vice-presidente); secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato; secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot; secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan; secretário de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira; e o diretor Administrativo e Financeiro da MT Fomento, Luiz Carlos Armani.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374613/visualizar/