Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 10 de Setembro de 2004 às 15:05

    Imprimir


Bicampeão do Ibest, o e-Mato Grosso oferece vários serviços para os internautas e é um canal de transparência para a administração.

Pelo segundo ano consecutivo, o portal oficial do Estado, e-Mato Grosso (www.mt.gov.br), recebeu o prêmio Ibest, considerado o Oscar da Internet. Os próprios internautas o escolheram como o melhor do Estado em 2003 e neste ano. Segundo a coordenadora, Kátia Bruno, o sucesso se deve à interação entre cidadãos e governo que o e-Mato Grosso proporciona. "É o canal mais eficaz que existe hoje para facilitar a relação entre governo e cidadão", afirmou.

Com mais de 5 mil acessos diários, o portal é mantido por cerca de 60 funcionários da equipe gestora de conteúdos do Cento de Processamento de Dados (Cepromat) e de todos os órgãos do governo do Estado. A coordenadora explicou que em cada setor do governo existe dois servidores (um gestor de conteúdo e um ouvidor) responsáveis por enviarem conteúdos específicos para a manutenção diária do portal e auxiliar no atendimento aos internautas.

Composto por dezenas de links que informam, prestam serviços e promovem bate-papos online, o e-Mato Grosso pode, por exemplo, responder dúvidas dos usuários sobre ações do Governo, colocá-los em contato com as autoridades ou anunciar suas empresas gratuitamente.

Um espaço de prestação de serviço para a população que oferece várias opções. No link "Fale Cidadão" do e-Mato Grosso, é possível enviar mensagens para qualquer setor, servidor, coordenador ou autoridade. "Nós acompanhamos o processo até o internauta receber a resposta, todas as mensagens são respondidas", explicou Laura Montes, gestora de conteúdo do portal.

Outro campo do Espaço Cidadão que tem participação efetiva do usuário é o "Grupo de Discussão", no qual o usuário pode sugerir temas e debatê-los. Nos bate-papos do "Entre na Sala" os usuários escolhem, quinzenalmente, a pessoa com quem querem conversar. O convidado é sempre aquele mais votado. "Não convidamos somente pessoas do Governo; se os internautas quiserem conversar com alguém de sua comunidade, por exemplo, essa pessoa é convidada", disse Laura.

QUEM É QUEM? - Nesse endereço eletrônico, o usuário tem à disposição um sistema de busca onde é possível obter informações do governo do Estado por nome, cargo ou órgão. Todas os funcionários e servidores estão cadastrados. "Identificamos essa necessidade dos usuários, eles solicitavam com muita freqüência essas informações, por isso criamos esse espaço", afirma a gestora.

Todos os programas de governo de Mato Grosso estão cadastrados no portal www.mt.gov.br. Eles foram reunidos num único campo. As secretarias, gabinetes, autarquias, fundações e outras instituições estaduais estão lincadas ao e-Mato Grosso. O Governo também faz prestação de contas públicas através do portal, "é um canal que dá transparência ao Governo do Estado", completou Kátia Bruno.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374712/visualizar/