TSE deve alterar resultado da eleição em três cidades de Mato Grosso
São aguardados pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso os resultados da análise de 276 recursos, os quais permanecem em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme o parecer dado, os resultados das últimas eleições podem sofrer mudanças significativas em alguns municípios mato-grossenses, tanto para o cargo de prefeito como para o cargo de vereador.
Estima-se que o julgamento de tais recursos ocorra até o dia 19 de dezembro, conforme determina o calendário eleitoral de realização da diplomação dos eleitos nas últimas eleições. Dentre os municípios mato-grossenses que podem ter relevantes mudanças nos resultados, figuram Glória D’Oeste, Chapada dos Guimarães e Juara.
Tais mudanças são passíveis de ocorrer devido ao fato de muitos candidatos terem concorrido ao pleito sub júdice, ou seja, devido ao fato de terem algum recurso sendo julgado, seus votos não foram contabilizados. Ressalta-se ainda que, conforme previsto na legislação, nos casos em que os candidatos possuem mais de 50% dos votos válidos e tenham cometido algum tipo de irregularidade, deverá ser feita uma nova eleição.
Caso não obtenham êxito em seus recursos até 19 de dezembro, novas eleições tendem a ocorrer. Porém, há discrepâncias em relação à Lei Ficha Limpa. De acordo com o secretário Judiciário do TRE, Breno Gasparotto, conforme dispõe a Resolução 23.372 do TSE, caso não sejam julgados os recursos até a data de diplomação, alguns municípios devem ser representados por presidentes de Câmaras Municipais no dia 1º de janeiro de 2013, até que sejam definidos os detalhes acerca de novas eleições.
Comentários