Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 20:10

    Imprimir


As vendas da indústria recuaram em julho na comparação com o mês anterior, indicando acomodação da atividade após forte crescimento ao longo do primeiro semestre. O uso da capacidade instalada, no entanto, atingiu novo recorde.

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgados nesta quinta-feira mostram que as vendas reais da indústria de transformação caíram 3,31%. Frente a julho do ano passado houve avanço de 19,45%.

"O ritmo nos últimos quatros meses era muito intenso, então é natural ver uma acomodação. É um ajuste", comentou o coordenador da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. "Não há dúvida de que a expansão vai continuar no segundo semestre, mas em ritmo menor."

O crescimento em relação ao ano passado também deve apontar taxas menores daqui para frente porque a base de comparação fica mais forte na segunda metade de 2003.

O uso da capacidade instalada alcançou 83 por cento em julho, acima dos 82,5% de junho, o recorde anterior. Os Estados em que a utilização da capacidade está mais próxima do limite são Santa Catarina (86,9%), Rio Grande do Sul (86,1%), São Paulo (84,9%) e Minas Gerais (84,6%).

"Isso é compatível com a sazonalidade da atividade industrial", que costuma atingir o pico em outubro, segundo Castelo Branco. "Devemos observar aumento nos próximos meses, enquanto a indústria se prepara para o final do ano."

Castelo Branco reafirmou que os dados são um alerta sobre a necessidade de investimentos, mas não devem ser vistos com pessimismo. Dados como os de produção e importação de bens de capital, segundo ele, mostram que os industriais não estão parados.

Emprego mostra confiança

Outro dado que mostra a aposta do setor na manutenção do fôlego da atividade é o de emprego, que subiu 0,98% em relação a junho - a alta mais acentuada da série histórica - e 4,07% frente a julho de 2003.

"É um indicativo claro de confiança na continuidade do crescimento, caso contrário haveria uma interrupção", argumentou Castelo Branco.

A massa real de salários ficou praticamente estável frente a junho, mas nos últimos 12 meses encerrados em julho teve ampliação de 8,29%, ritmo só comparável ao dos primeiros anos do Plano Real.

A CNI espera crescimento de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e de pelo menos 6% na indústria de transformação. "Para 2004 o crescimento está dado, só uma hecatombe para atrapalhar. Para 2005 e além a questão crucial é o investimento."

Os indicadores da CNI são levantados mensalmente com base em consultas feitas a aproximadamente 3 mil grandes e médias empresas, em 12 Estados.

Em outro relatório, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) infomou que a produção industrial expandiu-se 0,5% em julho frente a junho, o quinto mês seguido de alta.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374786/visualizar/