Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 09 de Setembro de 2004 às 19:20

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, tem ampla vantagem sobre seu adversário, o democrata John Kerry, na intenção de voto para as eleições de novembro nos estados de Missouri e Ohio - considerados decisivos para a disputa. Este, ao menos, é o resultado de uma pesquisa da empresa Gallup divulgada hoje. A pesquisa, realizada para o jornal USA Today e para a rede CNN de televisão, informa que Bush tem em Missouri o apoio de 55% dos possíveis eleitores, contra 41% de Kerry. Em Ohio, 52% dos entrevistados se mostrou a favor de Bush e 43% do democrata, enquanto que na Pensilvânia as preferências dos eleitores são mais parelhas: 48% para Bush e 47% para Kerry.

A pesquisa é significativa porque Missouri e Ohio estão entre os estados mais afetados pela perda de empregos e a mudança de postos de trabalho ao exterior, nos quais Kerry fundamenta suas críticas mais duras à política econômica de Bush. Antes da Convenção Nacional do Partido Democrata, no final do último mês de julho, a mesma pesquisa do Gallup mostrava que Bush e Kerry estavam empatados nas preferências dos eleitores do Missouri, enquanto em Ohio o democrata tinha uma vantagem de seis pontos sobre o republicano.

Por outro lado, o Votemaster, um serviço de Internet que utiliza diferentes pesquisas para calcular quantos votos obteriam os candidatos presidenciais no Colégio Eleitoral, colocou hoje Bush pela primeira vez à frente de Kerry. O Votemaster iniciou este tipo de projeção porque a eleição de 2000 se resolveu, definitivamente, não pelos votos dos cidadãos, que deram sua maioria ao democrata Al Gore, mas pelo número de delegados ao Colégio Eleitoral, depois de o Tribunal Supremo ordenar a conclusão da apertada apuração do estado da Flórida.

Se as eleições fossem disputadas agora, segundo o Votemaster, Bush teria assegurado 254 votos no Colégio Eleitoral, enquanto Kerry ficaria com 243. Para vencer, um candidato precisa de um mínimo de 270 votos no Colégio Eleitoral.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374795/visualizar/