Oito pessoas que trabalhavam em condições análogas à de escravo em uma propriedade rural, localizada no Município de Feliz Natal, a 538 km de Cuiabá, foram libertadas pela Polícia Federal de Sinop. Os trabalhadores foram encontrados após denúncia recebida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MPT) que enviou uma equipe de fiscais juntamente com sete policiais até a propriedade.
Conforme a Polícia Federal, no local foi constatado que os trabalhadores estavam expostos à condições degradantes e não tinham registro na carteira de trabalho. Os fiscais apuraram ainda que a propriedade não fornecia aos trabalhadores energia elétrica, água potável, alimentação adequada, camas, equipamentos de segurança, sem nenhuma condição mínima de trabalho. O flagrante foi feito no último dia 26.
Os oito trabalhadores foram encaminhados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MPT) para a regularizarem a situação e, dessa forma, poderem receber os salários, as verbas rescisórias e os devidos registros nas CTPS.
Ainda segundo o órgão, o agenciador dos trabalhadores foi indiciado pela prática dos crimes tipificados nos artigos 149 e 297, parágrafo 4º do Código Penal. O proprietário da fazenda já foi identificado e será intimado a prestar esclarecimentos na Delegacia de Policia Federal em Sinop.
Fiscalização flagrou irregularidades em fazenda de Feliz Natal. (Foto: Polícia Federal)
Comentários